Chá de hibisco x chá verde: entenda as diferenças

Incluir chá no seu dia a dia traz inúmeros benefícios à saúde e também ajuda quem deseja emagrecer. Entre as bebidas, estão o d...

mulher segurando xícara de chá
FOTO: Shutterstock

Incluir chá no seu dia a dia traz inúmeros benefícios à saúde e também ajuda quem deseja emagrecer. Entre as bebidas, estão o de hibisco e o verde, dois tipos muito utilizados na dieta de perda de peso. Entretanto, embora ambos sejam excelentes para o organismo, eles possuem algumas diferenças. Entenda!

mulher segurando xícara de chá

Foto: Shutterstock

Propriedades dos chás

Diurético x laxante

Ambos têm efeito diurético, ou seja, combatem a retenção de líquidos e eliminam toxinas. Porém, o de hibisco também possui propriedades laxativas, que graças à sua alta concentração de fibras, podem combater a constipação e o intestino preguiçoso.

Calmante x estimulante

Por possuir efeito termogênico, o chá de hibisco pode ser confundido com um chá estimulante, porém não se engane: o efeito dele é justamente o contrário – relaxante e calmante. Já o chá verde possui alta concentração de cafeína e, justamente por isso, aumenta o estado de atenção e agitação, além de espantar a fadiga.

Valor nutricional

Ambos são ótimas fontes de vitaminas, porém o chá de hibisco diferencia-se pela sua alta concentração de cálcio, potássio, ferro, fósforo e magnésio. Além de fortalecer a saúde óssea, esses sais minerais favorecem a saúde como um todo.

Consultoria: Sinara Menezes, nutricionista da Nature Center.

LEIA TAMBÉM: