Ceias de fim de ano sem exageros: dicas para aproveitar sem prejudicar a saúde!

Quem nunca sentiu que exagerou durante o Natal e Ano Novo? Veja dicas para lidar com a fartura das festas em extrapolar nas refeições!

famílias nas ceias de fim de ano
Por Thaina Zanfolin - 19/12/2017

Foto: Shutterstock

Fim de ano é sinônimo de festa, brindes e mesa farta para a maioria da população. A questão é que as comemorações muitas vezes chegam acompanhadas de exageros. Quem nunca terminou as ceias de fim de ano com aquela sensação de quem comeu demais? Ou acordou de ressaca? Passar dos limites com a quantidade de comida e de bebida ou dormir pouco prejudica o organismo.

De acordo com o cardiologista Otavio Gebara, sucumbir às tentações da ceia pode causar uma série de danos ao organismo, inclusive cardíacos. O excesso pode sobrecarregar as funções de diversos órgãos como o coração. “No sistema digestivo, além do desconforto por ter se excedido na quantidade de comida, comer demais provoca gases, dores e queimação. A digestão prejudicada afeta todo o corpo humano, pois aumenta a produção de toxinas, causa alteração nas taxas de colesterol e glicose, além de elevar a pressão arterial”, alerta o especialista.

Confira dicas para aproveitar bem as delícias das ceias de fim de ano sem exagerar!

Consultoria: Otavio Gebara, diretor clínico e cardiologista do Hospital Santa Paula

LEIA TAMBÉM: