Quais são possíveis as causas do vício em sexo?

Não há uma única causa para quando o desejo sexual se torna uma doença na mente do indivíduo. Descubra quais as possíveis causas do vício

vício
Por Natalia Negretti - 30/10/2016

Foto: iStock.com/Getty Images

Ninguém duvida que fazer sexo é bom. É comprovado cientificamente que ajuda a emagrecer, melhora o funcionamento do cérebro e traz uma série de benefícios para o organismo, além de estimular o bem-estar. Porém, em alguns casos, a prática sexual deixa de ser um hábito prazeroso e se torna um vício. Saiba quais as possíveis causas dessa desordem:

Compulsão

De acordo com João Rafael Torres, analista junguiano, especialista em Dependências, Abusos e Compulsões (DAC), algumas pessoas são mais propensas a desenvolver patologias de fundo compulsivo. A compulsão por sexo, mais especificamente, pode se desenvolver em função de uma iniciação traumática da pessoa no universo da sexualidade. “Seja por um abuso na infância ou por uma incapacidade de assimilar as primeiras experiências, mesmo que elas tenham ocorrido na vida adulta”, comenta.

vício

Foto: iStock.com/Getty Images

Possíveis causas?

É importante lembrar que as possíveis causas do vício em sexo são especulações e não uma regra, já que cada indivíduo é único. Esse desejo sexual descontrolado pode representar uma compensação para coisas que faltam na vida da pessoa. “A compulsão pode ser a válvula de escape, a representação simbólica de outra questão psíquica que esteja em descompasso. Por essa razão, somente o acompanhamento caso a caso poderá determinar a melhor orientação para amenizar o sofrimento provocado pela compulsão”, indica o especialista.

 

LEIA MAIS

 

Consultoria: João Rafael Torres, escritor e analista junguiano, especialista em Dependências, Abusos e Compulsões (DAC)

Texto: Redação