5 causas da gastrite e dicas simples para evitar esse problema!

As causas da gastrite são diversas! O problema pode acontecer devido a problemas internos ou externos ao organismo do individuo! Confira alguns dos motivos!

Mulher sofrendo com dor de úlcera
A úlcera é causada por uma bactéria no estômago ou duodeno FOTO: Shutterstock

Você sabe o que é e quais são causas da gastrite? “A gastrite ocorre quando a membrana que reveste o estômago fica sobrecarregada ou danificada pelo excesso de ácido produzido pelo próprio órgão. O contato contínuo com essa substância corrói e inflama a mucosa estomacal provocando a doença”, explica o gastroenterologista Ricardo Portieri.

Gastrite pode ser ocasionada por diversos fatores

A gastrite possui diversas causas!
FOTO: Shutterstock

Infecção bacteriana

Metade da população mundial é portadora da bactéria Helicobacter pylori (H. pylori), que pode ser contraída na alimentação. Mesmo que não gere complicações, tende a causar uma gastrite crônica.

Uso abusivo de anti-inflamatórios não-esteroidais

Ácido acetilsalicílico (AAS), diclofenaco, ibuprofeno, naproxeno e piroxicam têm a capacidade de controlar inflamações, anestesiar dores e combater a febre, mas, se consumidos indiscriminadamente, podem ferir a mucosa do estômago.

Consumo excessivo de álcool e tabagismo

Bebidas alcoólicas e cigarro são outros elementos irritativos e, por isso, consumi-los agride o estômago, deixando-o mais vulnerável ao ácido estomacal.

Estresse

O sistema digestivo é um dos primeiros a responder (negativamente!) aos efeitos da pressão cotidiana. Assim, eventos traumáticos, fadiga física, mental e emocional podem ser pontos de partida para uma gastrite aguda.

Fator autoimune

Sim, o corpo pode atacar suas próprias células estomacais. É uma rara condição, mas que acontece, principalmente, entre pessoas com doença de Hashimoto, de Addison e diabetes tipo 1. A deficiência de vitamina B12 também está associada a esse tipo de problema.

Sucos podem ajudar quem sofre com gastrite

Sucos de frutas são ótimos contra gastrite
FOTO: Shutterstock

Dicas para driblar a gastrite:

  • Invista em – água, suco de fruta natural, iogurte desnatado, queijo branco, carnes brancas e magras, frutas, legumes e verduras.
  • Mastigue bem os alimentos – essa é a primeira etapa de uma boa digestão que não sobrecarrega o estômago.
  • Fracione a alimentação – não fique mais que três horas em jejum.
  • Pare já de fumar – pois o cigarro aumenta a secreção de ácidos.
  • Evite comer em grande quantidade – o exagero dificulta a digestão.

 

Evolução perigosa

A gastrite pode ser aguda, episódica e com diagnóstico mais específico, ou crônica, quando uma série de fatores, associados ou não, exigem do médico uma boa capacidade de identificação do problema. “Se não tratada, uma gastrite aguda pode se tornar crônica, evoluindo para erosiva, úlcera, apresentar hemorragias e irritabilidade a medicamentos. Esse tipo de progresso é mais comum quando a doença é causada pela H. pylori”, adverte Ricardo.

 

Texto: Redação Alto Astral

Consultoria: Ricardo Portieri, gastroenterologista; Patricia Ramos, nutricionista

 

LEIA TAMBÉM