Casamento organizado: dicas para quem vai se casar

Listamos orientações para o momento mais importante de sua vida, da cerimônia à lua de mel

Por Flávia Magalhães - 12/04/2017
noivos se beijando no meio de convidados em festa de casamento

Foto: Shutterstock | Com organização, você consegue fazer uma festa incrível!

Preparar um casamento não é fácil. São muitos detalhes que precisam ser levados em conta para que tudo saia como o planejado no dia do “sim”. Para ajudá-la nessa tarefa, mostramos orientações que vão desde o planejamento da cerimônia até o pós-casório. Vem ver!

Noivos se beijando em um casamento durante o dia com comemoração de amigos

Planeje tudo para que seu dia seja perfeito!      Foto: Shutterstock

Documentação

Antes de começar o planejamento, é preciso verificar a situação legal dos noivos. Se algum deles já tiver se casado anteriormente, é preciso regularizar sua situação, providenciando o divórcio para realizar outro matrimônio. Para solteiros, apenas o RG e a certidão de nascimento bastam para registrar legalmente a união. Já os divorciados e viúvos precisam de outros documentos complementares.

Planilha de gastos

É importante manter uma planilha com tudo o que pretende gastar no casório. Ela pode ser dividida em duas categorias principais: produtos (alianças, vestido de noiva, buquê…) e serviços (cartório, decoração, salão de festas, etc.). Outras subdivisões para controlar os gastos são: preço total, número de parcelas e dia do pagamento.

Check-list

Faça uma lista que inclua todas as tarefas e o tempo que elas precisam para ser feitas. Por exemplo: o casamento deve começar a ser planejado, pelo menos, 18 meses antes da data. Assim, é necessário pensar nas datas para definir o orçamento, fazer a lista dos convidados, pesquisar fornecedores e definir a data da cerimônia e da lua de mel. Depois, conforme novos compromissos vão surgindo, os noivos devem checar quais tarefas foram feitas e quais não, para que nada saia do controle até chegar no grande dia.

Papel e lápis sobre uma mesa de madeira, com relógio e flores de decoração

O check-list é importante para não esquecer de nada     Foto: Shutterstock

Convidados

A lista bem-feita é garantia de sucesso do casamento, pois a partir dela será decidido o local para recepção, o bufê e acomodação das pessoas. Tenha em mente que 10% a 20% dos convidados faltam no casamento. Para ter uma quantidade aproximada, peça no convite que confirmem a presença.

Convite

“O prazo ideal para iniciar as pesquisas e decidir o modelo do convite é, pelo menos, seis meses de antecedência, para que com quatro meses o convite já esteja em produção. Deve ser enviado ao menos um mês antes da cerimônia para os convidados de outros Estados ou países, com 60 dias de antecedência”.

Convite de casamento branco com rendas e um laço rosa de fita

Fique atenta ao prazo para o envio dos convites     Foto: Shutterstock

Festa

Obviamente, a festa deve ter o estilo dos noivos, então são eles quem deve decidir como será a comemoração. Mas é importante que a festa consiga conciliar o gosto de todos os convidados, inclusive daqueles que não comem carne ou são alérgicos a determinada comida. Além disso, antes de contratar qualquer serviço (buffet, salão, fotografia e som), os noivos devem procurar informações da empresa para garantir a qualidade do serviço, e também recorrer ao Procon para ver se há alguma reclamação formal registrada.

Música, bolo e lembrancinhas

Se optarem por uma banda, é imprescindível assistir a um show ao vivo para saber se está de acordo com o que é esperado. O bolo também precisa ser escolhido com cautela, e provar os sabores é fundamental para não ter erro. Quanto menos sabores misturados, mais o doce irá agradar o paladar dos convidados. Já as lembrancinhas são um jeito de fazer com que a data seja lembrada pelos convidados. Por isso, bem-casados, chinelos, canecas e outros itens personalizados são boas indicações.

Casal de noivos cortando o bolo na festa de casamento

Tome cuidado ao escolher o sabor do bolo!    Foto: Shutterstock

Pós-casamento

Geralmente, após se casarem, os noivos fazem uma viagem de lua de mel para comemorar a data. É importante planejar bem os gastos com a lua de mel para que nada saia do orçamento, assim como na festa. O casal pode contratar uma agência de turismo, que oferecem pacotes de viagem personalizados de acordo com o bolso dos noivos. No contrato há vários serviços a considerar: passagens aéreas ou de ônibus, hospedagem, passeios, alimentação e compras”.

Agradecendo os convidados

Quando chegarem da viagem e se acomodarem na nova residência, é muito educado enviar um cartão agradecendo os presentes que foram recebidos. Não precisa ser nada muito elaborado, mas charmoso e, de preferência, escrito à mão, pois mostra o carinho que você teve em escrever. Junto, os noivos já podem colocar o endereço da nova casa e convidar amigos e família para uma visita de boas-vindas.

LEIA TAMBÉM: