Casal presenteia mais de 1.000 pessoas pra aliviar a dor da morte da filha

Para amenizar a dor causada pela perda da filha, casal do interior de São Paulo distribui mais de 1.000 presentes em hospitais e asilos

campanha de natal hospital
Foto: Arquivo Pessoal

A perda de um filho é uma das dores mais dilacerantes que existem. Mas essa tristeza intensa não precisa determinar o fim dos sonhos e sorrisos dos pais. Dela podem nascer sentimentos bonitos e cheios de esperança, como a solidariedade. Foi assim que o casal Itallo Pablo Souza Braga e Eloana Munhoz encontrou forças para seguir seu caminho após a morte da filha, a pequena Ágata Munhoz Braga, falecida aos 10 anos, em outubro de 2015, devido a um câncer no cérebro.

Agata Munhoz com os pais

Foto: Arquivo Pessoal

Apenas uma semana após a partida dela, eles já estavam trabalhando em prol de florescer outros sorrisos. “Passamos muito tempo praticamente morando no hospital e sabemos como é difícil para as crianças e também para os pais ficarem lá. Então, achamos que poderíamos fazer algo para amenizar o sofrimento deles e o nosso”, diz Eloana.

A dor da família virou combustível para criar um grupo de auxílio para pacientes e pessoas carentes. “Reunimos os amigos e fomos em busca de doações. Arrecadamos dezenas de brinquedos, embrulhamos com muito carinho e apenas dois meses depois da morte da Ágata, estávamos novamente no mesmo hospital, desta vez alegrando o coração dos pacientes que estavam lutando pela vida”, revela a mãe.

Alimento para a alma

Ela conta que o gesto alimentou sua alma e deu forças para a família seguir em frente, apesar da dor. Depois dessa campanha de Natal, ao longo de 2016 as atividades do grupo continuaram. “Fizemos campanhas de Páscoa, Dia das Crianças e agora novamente o Natal”.

Foram mais de 1.000 presentes já distribuídos neste ano, nas cidades de Bauru, Jaú e Botucatu – todas no interior de São Paulo. Uma das campanhas mais marcantes, segundo Eloana, foi a que levou presentes para os idosos do asilo Cantinho Feliz, em Bauru. “Fomos visitá-los antes e perguntamos o que eles gostariam de ganhar. Pediram coisas simples, mas o que queriam mesmo era atenção e carinho”.

campanha asilo Natal

Foto: Arquivo Pessoal

As campanhas são feitas de forma simples, com arrecadação de donativos entre os amigos, conhecidos e simpatizantes do grupo. Eloana e Itallo se entregam às ações como forma de amenizar o vazio que sentem pela ausência da filha. “Ver o sorriso e a alegria de outras pessoas faz eu me sentir melhor, me dá energia para viver”, conta.

campanha de natal hospital

Foto: Arquivo Pessoal

A menina Ágata comoveu a internet durante sua luta pela vida. Uma página criada nas redes sociais para ajudar a família dela tem mais de 14 mil curtidas. Ágata fez mais de uma dezena de cirurgias na cabeça para conter o tumor. Perdeu a fala e os movimentos durante o tratamento, mas tinha como marca registrada o sorriso e a alegria de viver, sentimentos que agora os pais dela procuram distribuir a outras pessoas. “Nos comprometemos a fazer sorrir crianças que precisam de alegria e idosos que precisam do nosso carinho”, frisa Eloana.

Para conhecer o grupo, acesse a página 1 Minuto pela Ágata, no Facebook: www.facebook.com/1MinutoPelaAgata

LEIA TAMBÉM: