Inclusão Social: casal com Down estrela videoclipe da banda Malta

Banda Malta lançou esta semana o clipe da canção "Primeiro Amor"; história é protagonizada por casal com Down; veja mais sobre inclusão social

Casal com Down estrela clipe da banda Malta
Foto: Reprodução

Na última quinta-feira (09.02), a banda Malta lançou o videoclipe “Primeiro Amor” com muitas participações. A primeira dela foram os escolhidos para estrelar o clipe: Rita Pokk e Ariel Goldenberg, casal de atores com Down. Quem também participa do clipe é a dupla sertaneja Marcos e Belutti.

Casal com Down estrela clipe da banda Malta

Foto: Reprodução

“Sempre quis ter um clipe com atores com síndrome Down, para mostrar que não existem limitações, a não ser aquelas impostas por nós mesmos, e que o amor não conhece fronteiras, raças, gêneros, etc.”, disse Thor, guitarrista da banda, em nota divulgada pela assessoria de imprensa.

O clipe conta a história de um casal de namorados que enfrenta a dor da separação. Rita e Ariel são casados na vida real e foram os protagonistas da longa brasileiro “Colegas”, lançado em 2013. A canção faz parte do disco “Indestrutível”, primeiro disco com Luana Camarah nos vocais.

Banda Malta lança clipe com portadores de Síndrome de Down

Foto: Divulgação

“O amor não conhece fronteiras. Todos têm o direito de amar e ser respeitado, independentemente de qualquer coisa. A Malta sempre teve essa base de falar sobre relacionamentos, e agora envolvendo inclusão, que toca em um assunto muito importante e muito especial para mim, minha família e muitas outras pessoas”, ressalta Thor. A direção de “Primeiro Amor” é de Rafael Marques e Raphael Montagner.

Inclusão de crianças com Síndrome de Down. Como funciona?

A inclusão já começa quando o portador ainda é bebê, com ações e reações naturais. “Se a criança, desde os primeiros dias de vida, tem suas necessidades atendidas e encontra reciprocidade no ambiente, sua chance de desenvolver uma autoimagem saudável e realista é maior”, destaca Sonia Casarin, psicóloga educacional e diretora do Serviço de Orientação sobre Síndrome de Down (SOS Down).

Qual o papel dos familiares? Como se dá a interação da pessoa com Down? E quais os cuidados? Veja tudo aqui.

Mitos sobre síndrome de Down

A Síndrome de Down não é uma doença, mas sim uma condição genética. Ela ocorre devido à presença de três cromossomos 21 – ao invés de dois – em suas células. Também conhecida como trissomia do cromossomo 21, esse componente a mais é o responsável por algumas características físicas específicas e também pela presença de alguns problemas de saúde.

As pessoas com síndrome de down são agressivas? Elas não podem praticar esportes? Elas são eternas crianças? As respostas destes mitos, você confere aqui.

Qualidade de vida com síndrome de Down

Muitos especialistas procuram técnicas para melhorar a condição e proporcionar mais qualidade de vida às pessoas com síndrome de Down. Alguns deles são: hábitos alimentares, para evitar a obesidade; equoterapia, que acelera o desenvolvimento da criança com Down e também a tecnologia! Veja todas as explicações aqui.

E não deixe de assistir ao clipe “Primeiro Amor”:

LEIA TAMBÉM