Telhado verde: conheça as vantagens dessa solução sustentável

A implantação do telhado verde está cada vez mais comum e é sustentável. Mas você sabe quais as vantagens e desvantagens desse sistema?

- Foto: iStock.com/Getty Images

Apesar dos benefícios, entre eles o aumento de áreas verdes e a diminuição dos efeitos do calor, ainda há uma certa resistência para implementação do telhado verde no Brasil. Isso acontece principalmente por desconhecimento de como eles funcionam. “Dimensionado, executado e mantido corretamente, o sistema não apresenta problemas”, comenta o sócio proprietário do escritório Logi Arquitetura, Adriano Dorigo.

Prédio com telhado verde

Foto: iStock.com/Getty Images

Cuidados antes de implantar o telhado verde

Alguns cuidados são necessários para a implementação do telhado verde, como pensar na logística para levar os componentes do sistema até o local de instalação. Deve-se também dimensionar o peso próprio e acúmulo de água desse tipo de telhado para evitar danos à edificação. “Há a necessidade de adequar ou especificar corretamente o sistema de impermeabilização e drenagem de águas para a implantação do sistema de cobertura verde escolhido”, explica Clarisse Petroski, sócia proprietária e arquiteta da Logi Arquitetura. Além disso, é preciso verificar levar em consideração as condições climáticas do local e o tipo de planta que será usada. Ela deve ser mais adequada para a cidade e demandar menos manutenção.

Pontos positivos do telhado verde

É preciso pensar além das dificuldades iniciais. Entre as vantagens dos telhados verdes para o imóvel e para o ambiente urbano como um todo estão o isolamento térmico e acústico da edificação, prolongamento da vida útil da cobertura, funcionando como camadas protetoras para as lajes impermeabilizantes, absorção da água da chuva, desafogando o sistema público de coleta pluvial e redução da exposição de superfícies construídas, minimizando o aquecimento e a emissão de calor desses elementos.

Você sabia?

Algumas cidades têm tornado obrigatório o uso de telhados eco sustentáveis. É o caso de Recife, que desde abril tem como lei a obrigatoriedade da implantação desses telhados em edifícios residenciais com quatro pavimentos e área coberta acima de 400m².

LEIA TAMBÉM

Texto: Laís Rodrigues | Consultoria: Adriano Dorigo e  Clarisse Petroski, sócios proprietários da Logi Arquitetura, www.logiarquitetura.com.br

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência