CASA & DECOR

Planejamento é a solução para tornar espaços pequenos funcionais

Pensar nos detalhes na hora de projetar um ambiente de metragem reduzida pode ser a solução para criar cômodos organizados, funcionais e bonitos. Inspire-se nos recursos usados pela arquiteta Cyntia Sabát para tornar uma sala de 16m² amplo e prático!

None
Foto: Marcio Irala

por Redação Alto Astral
Publicado em 14/09/2018 às 12:59
Atualizado às 17:28

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A arquiteta Cyntia Sabát criou esta sala de apenas 16m² para o evento Morar Mais Por Menos e teve que encontrar soluções para tornar o lugar organizado e completo, sem perder o charme. Inspire-se nos artifícios usados pela profissional para tornar cômodos de metragem reduzida funcionais!

Rosé

Foto da sala, mostrando uma parede revestida com espelhos, que dão amplitude, e a parede da janela, que vai de uma ponta a outra, e tem uma bancada branca

Foto: Marcio Irala

O ambiente é, predominantemente, em cores neutras e rosa, priorizando os tons mais claros, o que torna a sala visualmente maior. Cyntia apostou, ainda, em espelhos para ampliar, mas alerta que, para esse efeito, a instalação precisa ser feita nos lugares certos.

Compartimentos funcionais

Foto de uma sala toda em tons neutros e rosé. Na sala há uma parede rosa clarinha com um sofá creme na frente, atrás dela há armários funcionais, como na parede atrás do sofá que há dois armários de correr, para armazenar alimentos, produtos de limpeza e sapatos.

Foto: Marcio Irala

Atrás da parede do sofá, há um armário com trilhos que abrem para ambos os lados: na lateral direita ele armazena alimentos e produtos de limpeza e na esquerda serve como sapateira. Essa é uma boa maneira de aproveitar um cantinho, que seria perdido, para organizar itens essenciais.

Muita luz

Foto da bancada e da janela, que faz com que entre muita luz natural no ambiente. Há alguns objetos de decoração na bancada e vasos com plantas pendurados

Foto: Marcio Irala

A bancada na janela, que pode ser usada tanto como área de trabalho ou penteadeira, é uma ótima solução para aproveitar a iluminação natural. “Optamos por colocar uma marcenaria baixa ali para não atrapalhar a luminosidade”, destaca a arquiteta.

Mais barato!

Para economizar, Cyntia usou pouco revestimento nas paredes, apostando na pintura. Escolher cores que fujam dos tons neutros é uma maneira de trazer personalidade para seu ambiente sem gastar muito. Além disso, caso enjoe, é mais fácil mudar a decoração futuramente.

Projeto: Cyntia Sabát Arquitetura e Interiores, Rio de Janeiro – RJ

LEIA TAMBÉM