CASA & DECOR

Ideias de quarto criativo para crianças e adolescentes se divertirem

Organizar um quarto criativo para o filho ou filha ajuda a dar privacidade e divertimento a eles, além de ajudar na organização dos espaços

None
Foto: Divulgação

por Redação Alto Astral
Publicado em 09/11/2016 às 20:18
Atualizado às 16:58

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Organizar um quarto criativo para o filho ou filha ajuda a dar privacidade e divertimento a eles, além de contribuir na organização dos espaços, pois é nesse ambiente que eles dormem, brincam, estudam, reúnem os amigos para jogar videogame. É preciso criatividade para desenvolver uma decoração que atenda o lazer, a bagunça e o descanso dos pequenos. É possível conciliar tudo isso em um quarto, desde que o projeto seja bem feito e invista em móveis versáteis.

Quarto criativo para criança que organiza brinquedos

Foto: J. Vilhora/Divulgação

Quarto criativo para organizar brinquedos

Este quarto foi feito especialmente para um garoto de cinco anos. A intenção das arquitetas Cinthia Garcia e Andréia Karalkovas, que o projetaram, era que o ambiente tivesse um ar alegre, infantil e organizado. Para conseguir isso, criaram “colmeias” na cabeceira da cama, recurso que separa os brinquedos do garoto por tipos (quebra-cabeças, carrinhos, bonecos, entre outros). O pequeno ocupante do quarto pode se divertir à vontade, sem que isso tire o bom humor dos pais: três baús com frente de acrílico estão lá para acomodar os brinquedos maiores e mais utilizados pela criança. Quando o quarto precisa ser arrumado rapidamente, fica fácil guardar tudo e liberar espaço.

Quarto criativo para adolescente que precisa de lugar para guardar suas coisas

Foto: André Godoy/Divulgação

Quarto criativo para adolescentes

Quando foram contratadas para executarem o projeto de decoração deste quarto, as arquitetas Éllen Cavalcante e Paula Ferraz tiveram de atender o seguinte pedido: que o ambiente tivesse muitos armários. “Fizemos então um armário em “L”, ocupando duas paredes. Na outra, resolvemos trabalhar a cabeceira da cama com palha de seda em duas cores”, conta Paula. Banquetas foram usadas como mesas de cabeceira. O tema e o charme do quarto ficam por conta das letras “All we need is…”, fixadas sobre a cama e a palha de seda. O restante da frase, “Love”, são pesos para livros que ficam na prateleira da outra parede.

Quarto criativo para criança que parece uma brinquedoteca

Foto: Divulgação

Quarto criativo parece uma brinquedoteca

Ao projetar este espaço para crianças gêmeas, as profissionais Afrodite Sakkás Bueno e Tânia Benincasa, ambas da cidade de Salto (SP), se inspiraram na velha máxima de que “a casa da avó é um lugar onde tudo – ou quase tudo – é permitido”. Dessa forma, criaram um quarto diferente, com cara de cantinho da diversão, que remete ao refúgio que a criança encontra quando vai passar temporadas na casa dos avós. Segundo as profissionais, o quarto lembra uma brinquedoteca, na qual a criança interage com o ambiente. A decoração agrega nichos de leitura, mesas de atividades, TV e DVD. Ao tablado é também dada a função de ser um palco, no qual os gêmeos possam brincar, cantar e dançar. “As cores alegres reforçam a intenção de um quarto divertido e a mesa giratória amplia o espaço para brincadeiras”, explicam as profissionais.

LEIA TAMBÉM