Criar uma atmosfera alegre e jovem para o banheiro de 3,20m² de um jovem solteiro que mora sozinho. Esse foi o objetivo dos profissionais do escritório PKB Arquitetura ao projetar este ambiente. “Ao invés de revestir a parede toda com a mesma cor de pastilhas, optamos por 3 tons para aumentar e dar mais personalidade ao espaço”, explicam os arquitetos.
Pastilhas: sensação de amplitude

Foto: Marcos Bravo
As pastilhas de vidro criaram um cenário atemporal, mas de uma maneira inusitada. Além disso, elas ainda aumentaram o ambiente. “Nós utilizamos o mesmo revestimento em todas as paredes. Essa solução dá a impressão de um espaço maior, efeito que não seria alcançado se destacássemos uma das paredes com um revestimento estampado, por exemplo”, contam os profissionais.
Cores, pra que te quero
Três cores foram utilizadas para revestir as paredes: cinza, branco e laranja. “As duas primeiras foram usadas nos outros ambientes do apartamento e fazem a conexão com os outros espaços do imóvel”, revelam os responsáveis. Já o laranja traz mais alegria ao banheiro. “Conseguimos criar faixas de diferentes tons e tamanhos, elaborando um desenho diferenciado, e, ainda assim, aproveitar 100% das placas”, completam os arquitetos.
Luzes, câmera, ação!
A iluminação deste ambiente foi pensada para torná-lo mais moderno e, ao mesmo tempo, tranquilo. “Trabalhamos com lâmpadas dicroicas para evidenciar o brilho das pastilhas e dar uma luz mais geral e funcional ao banheiro. Além disso, a base do espelho recebeu fluorescentes embutidas que produzem uma luz mais baixa, ideal para tomar um banho relaxante”, explicam os responsáveis.
Texto: Mariana Siqueira/Colaboradora | Consultoria: PKB Arquitetura, de Icaraí (RJ)
LEIA TAMBÉM
- Banheiro pequeno: tamanho não é desculpa para não decorar!
- Banheiros devem ser planejados para que não falte espaço!
- Banheiro reformado: confira o antes e depois deste projeto cheio de estilo!