CASA & DECOR

Papel de parede oferece inúmeras opções de efeitos na decoração

Por existir em cores, estampas e texturas infinitas, o papel de parede oferece uma diversidade de efeitos e virou o queridinho dos decoradores

None
FOTO: Divulgação

por Redação Alto Astral
Publicado em 07/11/2016 às 20:27
Atualizado às 16:58

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Mesmo custando um pouco mais caro que a pintura, o papel de parede oferece inúmeras opções de efeitos. Por existir em cores, estampas e texturas infinitas, esse item se tornou um dos queridinhos dos decoradores, sendo fácil transformar e mudar o espaço com ele. A primeira dica para investir em um efeito de papel de parede é observar se combina e se adapta com a estética e a função do cômodo. Outra sugestão é utilizar o item apenas em uma parede do ambiente, para não carregar muito no visual.

Papel de parede oferece um quarto masculino sofisticado

FOTO: Divulgação

Papel de parede oferece sofisticação

Neste projeto dos arquitetos Adriano Stancati e Daniele Guardini, por exemplo, o uso de imagens de prédios garantiu ao dormitório masculino um ar sofisticado. Os tons de cinza e prata ainda combinaram com os móveis de madeira e com o verde das plantas. Papéis de parede com desenhos ou fotos estampados ajudam a preencher o vazio das paredes.

Papel de parede oferece um quarto versátil para home office

FOTO: Divulgação

Papel de parede oferece descontração

As tonalidades de marrom predominavam neste quarto de 9m² em Belo Horizonte (MG). O ambiente – que é usado como home office e quarto de hóspedes – precisava de tons alegres para ficar receptivo. A saída foi um revestimento de listras coloridas em apenas uma das paredes. “Um erro comum é quando as pessoas resolvem colorir tudo e não respeitam a função do ambiente”, adverte Valéria.

Papel de parede oferece um visual sensorial ao banheiro

FOTO: Divulgação

Papel de parede proporciona experiência sensorial

Ao contrário da pintura, o papel de parede possibilita experiências que vão além do sentido da visão. Neste projeto do escritório Incasa Arquitetura e Interiores, de Campinas (SP), o modelo escolhido também teve como função estimular o toque. “Ele é aveludado e com uma textura gostosa de sentir”, define Mariana Adão.

Papel de parede oferece um visual charmoso ao quarto de bebê

FOTO: Divulgação

Papel de parede oferece versatilidade

Foi necessária apenas uma pequena área coberta com papel de parede em tons pastel para este quarto de bebê ganhar outra cara. Idealizado pela arquiteta Leila Dionizios, do Rio de Janeiro (RJ), o ambiente de apenas 9 m² recebeu ainda adesivo e nichos para compor o decor.

LEIA TAMBÉM