Muito calor? Confira 4 cores de paredes que refrescam a casa

Quer deixar a sua casa com um ar mais fresquinho no verão? Veja as cores de paredes que podem te ajudar

Você sabia que as cores das paredes podem deixar a sua casa mais refrescante?
Você sabia que as cores das paredes podem deixar a sua casa mais refrescante? - Shutterstock

por Mayra Cardozo
Publicado em 01/03/2022 às 20:00
Atualizado às 20:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

No verão, é mais do que necessário que a nossa casa seja um ambiente bem fresquinho, não é mesmo? Afinal, a temperatura é um dos fatores que interferem no nosso conforto e bem-estar, e um lar refrescante ajuda muito nessa questão.

E existem várias opções para deixar nossa casa mais fresquinha – usar tecidos mais leves, apostar na decoração com plantas ou comprar um ventilador ou ar-condicionado são algumas delas. Mas você sabia que também dá para refrescar o ambiente a partir das cores usadas nas suas paredes?

Pois é! Assim como as cores têm o poder de transmitir sensações diferentes para as pessoas, algumas delas também podem trazer o frescor e o bem-estar para dentro de casa. Por isso, separamos 4 dicas da especialista em tintas Talita Kawahara de cores que refrescam os ambientes e ainda são tendência no universo da decoração:

Verde

Verde é a cor perfeita quando a ideia é refrescar a casa. “Essa cor é uma boa opção para pintar salas e quartos, pois é capaz de levar frescor aos espaços, além harmonizar com diferentes tipos de decoração”, explica Talita.

Uma vantagem do verde é que existem vários tons dessa cor que ajudam a trazer a sensação de uma temperatura mais amena. Assim, dá para escolher desde um verde menta, mais delicado, até tons mais marcantes. Além disso, também existem tipos de verde que trazem a sensação de natureza, por lembrarem a cor das plantas.

Segundo Talita, o tom de verde escolhido pode ser usado em uma única parede do cômodo ou em todo o ambiente.

ambiente com paredes verdes
O verde é uma das cores que mais refrescam o ambiente - Shutterstock

Bege

Essa cor é uma ótima pedida para quem quer refrescar a casa, mas tem receio de usar cores muito marcantes. Além de trazer a sensação de uma temperatura mais amena, o bege também fica ótimo em ambientes com uma decoração baseada em tons mais neutros e frios.

Cinza

Assim como o bege, o cinza é uma boa opção para quem quer uma cor menos marcante para as paredes. Aliás, considerando que o verde também ajuda a refrescar a casa, dá até para “misturar” os dois tons e usar o verde-acinzentado.

ambiente com parede cinza
O cinza também é uma opção para quem quer deixar o ambiente mais fresquinho - Shutterstock

Azul

Outra opção de cor que garante sensações de alívio e refresco é o azul, especialmente os tons mais claros e suaves. "Em sua versão pastel, a tonalidade cai bem nos quartos, criando efeito de amplitude e aconchego ao espaço”, diz Talita.

quarto com parede azul
O azul pastel é ótimo para a pintura de quartos - Shutterstock

Fonte: Talita Kawahara, coordenadora da categoria de tintas da Telhanorte.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.