CASA & DECOR

Vai mudar de casa? Esclareça as principais dúvidas para não errar!

Como as tintas podem influenciar no tamanho de cada cômodo? Confira essa e outras dicas superimportantes para quem vai mudar de casa!

None
Foto: ThinkStock/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 12/12/2016 às 19:26
Atualizado às 16:55

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Vai mudar de casa e está com algumas dúvidas quanto as manutenções, pintura, iluminação, decoração, entre outras coisas? Nós esclarecemos todas elas para você a seguir, assim, é possível iniciar essa nova jornada da melhor maneira possível!

apartamento vazio com caixas de mudança

Foto: ThinkStock/Getty Images

1 – Pretendo mudar de casa o quanto antes. É possível fazer isso antes de realizar pequenas manutenções como pinturas e instalação de sancas?

É possível, porém, não há como escapar da bagunça nessa etapa! Se quiser mexer em alguma parede, mudar a pintura ou colocar gesso, tente realizar tudo antes de morar. Mas, se precisar fazer a mudança de qualquer maneira, tire do local todos os móveis que puder e proteja o piso.

2 – É preferível uma ou várias lâmpadas para iluminar a minha sala?

Na hora de fazer o projeto de iluminação da sua casa, não poupe os pontos de luz, afinal, é melhor ter mais pontos de luz com lâmpadas fracas em cada um (60w), do que um ponto com uma lâmpada muito forte (200w). Quanto mais lâmpadas maior a sensação de segurança e de espaço que o ambiente proporciona.

3 – É verdade que apenas com o jogo de luzes correto eu posso aumentar o espaço de casa?

Na verdade, com uma boa iluminação, o que aumenta é a sensação de amplitude de cada ambiente. A designer Helô Cunha, especializada em iluminação de interiores, alerta que “o segredo é colocar lâmpadas dirigidas para as paredes, criando a ilusão de mais espaço”.

4 – Como aproveitar totalmente os espaços de uma sala pequena?

O ideal é facilitar a passagem de pessoas, até mesmo pelos cantos. Uma dica é dividir os cômodos em diversos ambientes, criando pequenas ilhas com diferentes funções: um espaço para a TV, outro para o jantar, etc.

5 – Como criar uma sensação de mais espaço na minha sala sem apelar para móveis novos e sem ter que repintar a parede?

Utilizar espelhos com certeza vai ajudar você a ter um ambiente muito maior, porém, é preciso atenção: planeje cuidadosamente o lugar onde a peça será colocada ou poderá acabar sofrendo com reflexos de luz indesejados. Também fique de olho nos cantos mais bagunçados, afinal, se você coloca o espelho em um lugar cheio de objetos, vai acabar encontrando duas vezes mais desorganização.

latas e pincéis de tinta

Foto: ThinkStock/Getty Images

6 – Como as tintas podem influenciar no tamanho de cada cômodo?

É muito simples, um teto mais escuro e paredes mais claras causam a sensação de um lugar mais baixo. Porém, se a ideia é ganhar altura, basta inverter: teto mais claro e paredes mais escuras. Ah, a escolha das cores também pode influenciar, assim, se a ideia é ter um lugar menor e mais aconchegante, prefira as cores quentes. Mas, se o que você procura é espaço, apele para os tons frios.

7 – Qual a melhor opção de portas para usar no meu apartamento? Existem tamanhos diferentes?

Se o objetivo é poupar espaço, dê sempre preferência às portas de correr, que facilitam a circulação quando o lugar é pequeno. Além de úteis em armários e racks, as portas de correr são perfeitas para separar ambientes dentro da casa sem causar transtornos nas passagens.

Dica para quem vai mudar de casa:

Tire todas as medidas do cômodo antes de comprar os móveis para ter certeza de que a peça que deseja vai caber ali, sem problemas. Na loja, leve uma trena ou peça as medidas dos móveis ao vendedor.

Texto: Redação Alto Astral

LEIA TAMBÉM