CASA & DECOR

Acerte as medidas e monte a sala de jantar perfeita. Veja as dicas!

Nas casas contemporâneas, todos os espaços devem ser aproveitados. Siga as dicas e monte uma sala de jantar perfeita e muito funcional!

None
Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 16/03/2017 às 19:01
Atualizado às 14:42

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Para quem gosta de receber os amigos em casa, ou tem família grande, a sala de jantar é um local superimportante. Além disso, aquela sala de jantar ociosa e esquecida, que só funciona nos dias de festa, não existe mais! Como já vimos, o uso da ergonometria nos ambientes pode ser uma ótima pedida pra unir utilidade e praticidade em um mesmo cômodo, tornando-o funcional.

Sala de jantar

Foto: Shutterstock.com

À americana!

É um estilo recomendado para quando se tem um número grande de convidados em casa e, apesar de ser um pouco informal, pode ser muito elegante se você tomar os cuidados necessários! Uma dica é apostar nos aparadores para servir os pratos. Mas fique atenta à profundidade do móvel: ela deve ser, no mínimo, de 50cm, para que travessas e outros utensílios possam ser dispostos sem problemas na hora das refeições.

Armazene corretamente

O buffet serve para armazenar louças e objetos relacionados com o almoço ou o jantar e pode ser um dos móveis mais práticos da casa, mas, normalmente, por trás das portas fechadas, se esconde uma grande bagunça. Na hora de escolher o seu, certifique-se de que ele tem o tamanho necessário para armazenar os itens de maneira organizada, deixando-os de fácil acesso para serem usados e limpos quando necessário.

Conforto sempre

Nada melhor do que relaxar e comer com comodidade. E as cadeiras têm papel fundamental nisso! Planeje a altura dos assentos, levando em conta o bem-estar de sua família e de seus convidados na hora das refeições e, se possível, invista em cadeiras com braço, acolchoadas e até mesmo em poltronas para garantir um descanso a mais na hora da alimentação.

Leve em conta

O ponto principal na escolha da mesa de jantar é a proporção que ela deve ter em relação à área disponível. É muito importante certificar-se de que haverá espaço suficiente para circular em volta do móvel, para só então determinar o seu formato. As mesas retangulares se adaptam melhor em ambientes mais estreitos, e podem acomodar um maior número de pessoas. Já as quadradasou redondas podem acomodar até 8 pessoas confortavelmente.

Texto: Mariana Siqueira/Colaboradora | Fonte: Livro Projetando espaços – Design de Interiores, Senac, de Miriam Gurgel

LEIA TAMBÉM