CASA & DECOR

Lavabo personalizado: ouse na decoração sem perder a funcionalidade

Pouco usado, por geralmente ser destinado à visitas, esse tipo de banheiro permite a aposta em revestimentos não tão resistentes. Assim, é possível ousar nas escolhas da decoração e criar um ambiente diferenciado, elegante e funcional. Confira nos projetos a seguir como ter um lavabo personalizado!

None
Fotos: Carlos Piratininga/Gustavo Xavier/Marcelo Donadussi

por Redação Alto Astral
Publicado em 20/09/2018 às 09:01
Atualizado às 17:20

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Os banheiros de visita, comumente, têm um tamanho reduzido por serem cômodos de uso rápido e destinados a visitas. Entretanto, a pouca metragem não precisa ser sinônimo de falta de conforto, praticidade e beleza. Confira os projetos a seguir e inspire-se para criar seu lavabo personalizado!

Projeto 1: Piacesi Arquitetos Associados, Belo Horizonte – MG

Amplitude

O banheiro de 1,85m², projetado pelo arquiteto Júnior Piacesi, do Piacesi Arquitetos Associados, tem uma proposta minimalista, com soluções que passam a ideia de um lugar visualmente maior. Além disso, a pia suspensa é um elemento que também ajuda da fluidez do cômodo, uma vez que ela ocupa apenas o espaço necessário.

Estilos

O piso cinza, o revestimento da parede com efeito de concreto, a luminária e o espelho redondo dão um ar industrial para o ambiente. Para quebrar a frieza desses elementos, Júnior conta que apostou no uso de tijolinhos aparentes e na planta para humanizar o espaço.

Projeto 2: Kali Arquitetura, Porto Alegre – RS

Tons

O ambiente de 1,45m² é predominantemente em cores neutras. “Os destaques foram trazidos sutilmente com o papel de parede com listras verticais e texturas alternadas e também com as pastilhas. Além disso, a cuba de vidro ajuda na sensação de leveza” conta a arquiteta Ligia Piccini, da Kali Arquitetura.

Otimize

Para tornar o cômodo mais funcional, Lígia projetou a marcenaria da bancada para organizar todos os itens essenciais.  “Nela está embutida a lixeira, a escova sanitária e o sifão do lavatório. Há, ainda, um espaço para o rolo de papel higiênico. Cada centímetro foi calculado para fazer o uso mais eficiente do banheiro”, explica.

Projeto 3: Cristiane Schiavoni Arquitetura e Interiores, São Paulo – SP

Combinações para lavabo personalizado

No lavabo de 1,55m² predominam tons terrosos e diferentes tipos de revestimentos, levando aconchego para o ambiente. “A ideia foi brincar com a textura dos materiais, por isso, utilizei a pastilha de coco e o papel de parede”, conta a arquiteta Cristiane Schiavoni. A profissional ressalta, ainda, que por ser um cômodo pouco úmido e usado com menos frequência, “não é preciso azulejar, então, é possível escolher elementos diferenciados”, comenta.

LEIA TAMBÉM