7 dicas para lidar com infiltrações e evitar dores de cabeça

Clique no link e veja tudo o que você precisa saber sobre infiltrações, problema que pode causar muitas dores de cabeça para moradores

- Foto: Divulgação

Muitas pessoas sofrem com problemas de infiltrações, isto é, a ação de líquidos no interior das estruturas construídas. Elas podem transformar-se em um incômodo tão grande, que muitas vezes geram mofos, descascam as paredes e estouram revestimentos. Para solucionar de vez esse problema, confira dicas do diretor de engenharia da DWG Construções, Danilo Bonfim:

Dicas para acabar com infiltrações em casa

infiltrações

Foto: Divulgação

1 – Saiba qual é o tipo da infiltração

De acordo com o Danilo, existem dois tipos básicos de infiltração: os de causa interna e os de causa externa. “O primeiro caso são aqueles causados por problemas no próprio imóvel ou na casa e apartamento vizinho, como canos estragados. Já as causas externas são normalmente as ações da chuva e umidade do solo”, explica. Independente da causa das infiltrações, elas podem causar inúmeros estragos, como descascar as paredes, estourar revestimentos de parede e piso, degradar tetos em gesso, gerar mofos em geral e agredir as esquadrias externas.

2 – Causas das infiltrações

As infiltrações podem surgir por diversos motivos, desde estragos nas tubulações até pisos danificados. “Os motivos comuns são rejuntes mal executados, pisos inadequados para áreas molhadas (cerâmicas cruas que absorvem água), esquadrias externas mal executadas, falta de proteção em alvenarias externas no primeiro pavimento, telhados danificados, além das impermeabilizações com danos nas áreas externas”, revela o especialista.

3 – Cômodos mais propensos

Normalmente, as infiltrações são mais comuns nas áreas mais molhadas da casa, como cozinha, banheiro, varanda e até áreas externas de apartamentos, já que estão mais em contato com a água e solventes químicos, que agridem as proteções contra infiltrações. “Quando uma das proteções sofre algum tipo de dano, o líquido terá vazão para outro local que não está preparado para receber essa umidade, causando os frequentes vazamentos no teto do apartamento de baixo, por exemplo”, conta o diretor de engenharia.

4 – Como prevenir na hora da construção

“As infiltrações são facilmente prevenidas no momento de construção e reforma da casa, uma vez que as soluções de condução da água para locais adequados e seguros são executadas com proteções químicas e físicas nos rebocos, evitando a quebra do local posteriormente. No mercado existem diversos produtos com a finalidade de prevenir as infiltrações, ainda na execução da obra”, esclarece o engenheiro. O simples uso de silicone nas extremidades de uma janela externa, por exemplo, já elimina 90% das infiltrações.

parede com mofo

Foto: iStock.com/Getty Images

5 – Antes de comprar uma casa

Antes de adquirir um imóvel, é importante prestar atenção para possíveis infiltrações. No caso de apartamentos, pode-se verificar com o vizinho de cima se não estão ocorrendo vazamentos nas tubulações dele. Já em casas, pode-se também verificar se o telhado está danificado.

6 – Se você já sofre com infiltrações…

Nas infiltrações pontuais de paredes, onde o revestimento está “oco”, deve-se conferir se as tubulações embutidas estão totalmente íntegras. Nesse caso, é preciso acionar um bombeiro hidráulico. Já nos problemas com até 1 metro de altura, deve-se verificar a incidência de água na parte externa da parede.

7 – Aposte em tintas específicas para amenizar o problema

Dependendo, a pintura com uma tinta hidrofugante (apropriada para repelir a água) pode amenizar a infiltração, porém, não soluciona o problema. Uma solução definitiva seria uma intervenção com obras de impermeabilização.

LEIA TAMBÉM:

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência