CASA & DECOR

Guia do quintal: ideias e soluções econômicas para repaginar o ambiente!

Confira um guia do quintal completo para você deixar a sua casa mais verde e bonita, mesmo se a metragem do local for reduzida

None
Foto: Divulgação

por Redação Alto Astral
Publicado em 05/01/2017 às 19:46
Atualizado às 16:52

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Perfeito para relaxar, o quintal vai além de um espaço para o lazer e torna-se uma maneira prática de aumentar o contato com a natureza e, ao mesmo tempo, escapar da loucura do dia a dia. Ao contrário do cinza, cor predominante das grandes cidades, esta proposta da paisagista Paula Galbi traz para dentro de casa o azul, o verde e o colorido das flores, transformando esse pequeno espaço em um verdadeiro refúgio para os moradores.

quintal pequeno

Foto: Divulgação

Subindo pelas paredes

Quem não dispõe de quintais espaçosos pode decorar as paredes com plantas. Os chamados jardins verticais podem ser feitos com vasos fixados na própria alvenaria ou acoplados em painéis.

Flores no corredor

Espaços estreitos ou corredores de passagem também podem ser aproveitados como jardim. Nesta proposta da paisagista Paula Galbi, troncos de eucalipto foram fixados na parede e viraram apoio de vasinhos de alumínio, presos na madeira por ganchos.

vasos com plantas

Foto: Divulgação

Natureza em vasos

Nada de gastar com terra, grama ou perder tempo com poda. Uma forma de deixar o quintal bonito sem ter muito trabalho é compor o jardim com vasos. Essa foi a proposta dos arquitetos Erika Linardi e Luiz Marcon para este quintal de 28m² , em São Bernardo do Campo (SP). “Fizemos um elevado de alvenaria para colocar os vasos e dar mais visibilidade ao paisagismo. A estrutura também facilitou a manutenção das plantas”, explica Erika.

Acerte no vaso

Não são apenas as cores e as formas dos vasos que devem ser levadas em conta na hora de decorar o quintal. A resistência dos materiais também precisa ser checada. “Para quintais abertos, alguns vasos de cerâmica podem quebrar com facilidade. Dependendo do espaço, opte pelos de argila ou de plástico”, sugere Edson da Silva, técnico agrícola da Esalflores. Os vasos também devem ter pelo menos 30cm de profundidade, para o melhor desenvolvimento da plantas.

jardim na laje

Foto: Divulgação

Jardim na laje

Especializado em pequenos espaços, o paisagista Dimas Kubo teve uma ideia bastante original: aproveitar a laje de 9m² como um gostoso jardim. “Os jardins suspensos em lajes tornam o ambiente mais agradável, pois diminuem a temperatura nos espaços sob eles”, explica o profissional, que assina o projeto com o arquiteto Fernando Sendyk.

LEIA TAMBÉM

Texto: Leonardo Valle/Colaborador