Grafite verde: arte e natureza na decoração externa

Grafite verde é uma técnica que transforma musgo em arte, legal, não é mesmo? Se você procura uma decoração cheia de personalidade, conheça mais!

None
Foto: Divulgação

por Redação Alto Astral
Publicado em 13/12/2016 às 11:51
Atualizado às 16:55

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Se você gosta de arte urbana e natureza, o grafite verde é a junção dos elementos que podem deixar a decoração externa do jeito que você sempre quis.

A técnica consiste em cultivar musgos nos muros, quase como uma ‘parede-viva’, e podar em formatos de palavras, desenhos ou o que a imaginação e prática permitir. Conheça mais, a seguir, e veja fotos de inspiração.

muro-grafite-verde

Foto: Divulgação

Tem tudo a ver com sustentabilidade

O grafite verde, conhecido também como moss graffiti, é capaz de elevar qualquer ambiente externo com o charme das plantas. A decor também é sustentável, já que não depende de produtos nocivos ao meio ambiente.

“Podemos utilizar como decoração, integrar com o jardim, criar quadros… Inclusive ele [o grafite verde] ajuda na umidificação do ar e na acústica do ambiente. Também é barato e muito fácil de fazer, destacou o arquiteto e urbanista de Votorantim (SP), Alex Duque, em entrevista ao portal G1.

Começou com a Anna

Isso mesmo! Foi a artista britânica Anna Garforth quem popularizou a técnica que já chegou no Brasil e está ganhando formas nos muros.

Para que o resultado fique bom, é preciso escolher um local de alta umidade, para que o musgo seja regado. Se for uma parede, o ideal é que ela esteja impermeabilizada antes da aplicação.

Inspirações do Eco Grafite

cross-moss-graffiti

Foto: Divulgação

moss-graffiti-verde

Foto: Divulgação

graffiti-verde

Foto: Divulgação

moss-graffiti

Foto: Divulgação

grafite-verde

Foto: Divulgação

grafite verde frase

Foto: Divulgação

Quer fazer? Então, vamos lá!

O portal Ciclo Vivo recomendou uma receitinha para fazer o grafite verde sozinha.

  • 3 chumaços de musgo
  • 700ml de água morna
  • 2 colheres de gel hidroretentor (encontrado em lojas de plantas)
  • 1 colher de suco de limão ou vinagre branco
  • 1 xícara de leite

“O musgo deve ser esfarelado e jogado na água. Em seguida, adicione o gel hidroretentor para plantio. Em outro recipiente, misture o suco de limão ou vinagre com o leite. Deixe a mistura descansar por dez minutos. Após esse tempo, misture todos os ingredientes e bata no liquidificador até ficar com a consistência de um mingau. Feito isso, basta colocar a substância em um balde e utilizar na madeira ou concreto áspero. Para conservar, umedeça semanalmente.”

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.