Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Saiba como montar ambiente de trabalho ideal em casa
Mobiliários híbridos são tendência podendo ser transportados para qualquer local de trabalho - Foto: Float / FK Grupo

Casa & Decor

Dicas para um ambiente de trabalho funcional e elegante em casa

Mesmo quando o espaço não é tão grande, é possível criar um cantinho bem-organizado para um ambiente de trabalho adequado

Seja para fazer suas reuniões online ou mesmo para realizar outas tarefas de seu emprego, muitas pessoas precisam de um “cantinho do trabalho” dentro do seu lar. E, nesse ambiente de trabalho caseiro, é preciso ter a tranquilidade e a funcionalidade necessárias para realizar as tarefas com bastante foco, né?

O ambiente de trabalho possui um papel fundamental na performance e rendimento do profissional. A área da casa escolhida, os móveis e até a decoração podem influenciar nesse sentido. Fora que, com um local mais organizado, o fundo das suas reuniões online vai passar uma imagem muito mais profissional.

E tudo isso é possível mesmo quando o cômodo de trabalho não é tão grande, viu? Alguns truques e dicas podem ajudar a aproveitar muito esses ambientes “pequenos” e transformá-los em um escritório de enorme produtividade!

Dicas de ouro para um “cantinho do trabalho” melhor

A seguir, veja as dicas preciosas de Fabiana Camanho, arquiteta de projetos corporativos da Camanho Arquitetura, para um ambiente de trabalho elegante e funcional, mesmo em espaços pequenos:

  • Móveis versáteis e compactos: uma das principais tendências é a escolha por mobiliários versáteis e compactos. Mesas enormes, volumosas, perderam espaço para mobiliários híbridos, que podem ser transportados facilmente para qualquer lugar.
  • Aproveitamento total: privilegie e explore espaços inutilizados para criar ambientes e trazer soluções. Uma opção interessante é a estação de trabalho em pé, já que estudos vem mostrando os benefícios de variar o turno do trabalho sentado com a postura ereta.
  • Mobiliário adequado ao local: caso o cantinho seja estreito ou com paredes assimétricas, opte por mobiliário que acompanhe a forma do espaço.
  • Acessórios: invista em acessórios que sejam aliados na funcionalidade e organização – podem ser móveis pequenos de apoio ou organizadores internos ou aparentes.

Trabalho de casa produtivo

Não falta quem tenha certa dificuldade de trabalhar ou de ser tão produtivo no estilo home office. Os obstáculos são vários: as várias distrações do lar, a falta de organização para separar a vida pessoal da profissional, entre outras.

Resolver isso é possível, porém é preciso fazer algumas mudanças na forma de ver o emprego e na rotina, além das modificações já citadas no ambiente. A primeira delas é minimizar as distrações.

Um cômodo separado para o trabalho já ajuda nisso, e pedir que os outros moradores da casa evitem te chamar nesse período também é essencial.

Outra dica é criar um cronograma de trabalho, com horários rígidos, mesmo de casa. Sem essa organização, você pode acabar trabalhando muito mais tempo do que deveria e se desgastando.

Caso seja possível, os intervalos periódicos são uma ótima solução para não se cansar demais. É só dar uma parada a cada uma ou duas horas para fazer um alongamento, ir buscar uma água ou lanchinho na cozinha ou qualquer outra pequena atividade do tipo.

Mais notícias como essa

Saúde

Muitas pessoas acreditam em mitos sobre a dengue e, por isso, acabam não se protegendo da forma correta contra o Aedes aegypti

Receitas

Saiba como fazer um quiabo perfeito, sem baba e sequinho, para preparar uma receita deliciosa com carne moída

Pets

Veterinária explica por que doenças parasitárias em pets são mais comuns no verão, quais são elas e como prevenir e tratar

Finanças e Empreendedorismo

Especialista comenta quais são os aparelhos “gastões” e explica truques para diminuir a conta de energia da sua casa