Dicas para escolher os vasos para as suas plantas

Bons vasos são muito benéficos para as plantas, ajudando a mantê-las bonitas e saudáveis; entenda como escolhê-los

Antes de plantar suas flores, pode ser uma boa ver essas dicas de como escolher os melhores vasos
Antes de plantar suas flores, pode ser uma boa ver essas dicas de como escolher os melhores vasos - Shutterstock

por Mayra Cardozo
Publicado em 06/05/2022 às 15:00
Atualizado às 15:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Recentemente, muita gente tem se aventurando pela primeira vez na área de jardinagem e até mesmo quem não mora em imóveis tão grandes conseguiu transformar um cantinho do apartamento em um refúgio verde para plantas, flores e até mesmo uma hortinha caseira. No entanto, antes de plantar algo, é necessário escolher um vaso adequado, de acordo com o tipo de planta, seu tamanho e necessidades específicas.

Por isso, separamos algumas dicas da Silvana Novaes, diretora de uma fabricante de vasos contemporâneos, e dos paisagistas Luiz Felipe e Luiz Gustavo de aspectos que você deve considerar antes de comprar um vaso para as suas plantas:

Tamanho do Vaso

Para que o desenvolvimento da planta não seja afetado, é sempre importante escolher um vaso que tenha um tamanho proporcional à espécie escolhida (pensando sempre já na forma adulta). O recomendado é que a peça tenha aproximadamente a dimensão do tamanho da copa da planta (sua parte superior), afinal, a raiz se desenvolve até o tamanho de sua copa. “Seguindo essa proporção, é muito provável que ela cresça de forma plena”, conta Luiz Felipe.

Rega

Muitas pessoas têm dúvidas sobre se o tipo de vaso escolhido pode impactar na rega. Por isso, Luiz Gustavo esclarece: “Na verdade, isso tem mais a ver com a espécie e o ambiente onde a planta está inserida do que com o vaso propriamente dito. Entretanto, o material do vaso pode ter interferência na rega sim. Por exemplo, um material muito poroso, como a cerâmica, costuma contribuir com uma maior perda de água do que um vaso de plástico ou vitrificado”.

vasos com plantas
Vasos de certos materiais podem ser melhores ou piores em relação à rega das plantas - Shutterstock

Decoração

Hoje em dia, os apaixonados por plantas têm uma gama enorme de vasos à disposição no mercado, que podem atender a todos os gostos e bolsos. Assim, um aspecto que também pode ser considerado na hora da escolha é a combinação com o ambiente onde o objeto ficará e o resto da sua decoração.

“Existe uma variedade de materiais e acabamentos, desde os mais rústicos até os mais sofisticados, peças com brilho, esmaltadas, entre muitos outros acabamentos. Sendo assim, a escolha vai depender muito do gosto de cada um e de onde esses vasos serão colocados, como uma casa de praia, campo ou cidade”, diz Luiz Felipe.

Funcionalidades

Segundo Silvana, em relação à funcionalidade, o ideal é buscar vasos mais leves, principalmente para decorar varandas, pois esses são espaços quem possuem um limite padrão de peso. Nesse aspecto, os vasos de polietileno costumam atender totalmente essa necessidade, por serem práticos e leves. Já no caso dos vasos de cerâmica ou barro, geralmente mais pesados, fica mais difícil usar uma maior quantidade para decorar as varandas, por exemplo.

Outra funcionalidade que alguns vasos têm é o sistema de autoirrigação, que pode ser muito útil na correria diária, além de garantir a saúde da planta. Por isso, para a especialista, pode sim, valer a pena investir nesse recurso.

Fonte: Silvana Novaes, diretora da Vasart, empresa fabricante de vasos contemporâneos; e os paisagistas Luiz Felipe e Luiz Gustavo, da Folha Paisagismo.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.