Connect with us

O que você está procurando?

Alto Astral
Se você ama ler, com certeza tem medo de que seus livros sujem, né? Veja dicas para conservar esses itens tão amados
Veja como limpar e organizar seus livros corretamente - Shutterstock

Casa & Decor

Dicas de limpeza: como conservar seus livros por mais tempo?

Se você ama ler, com certeza tem medo de que seus livros sujem, né? Veja dicas para conservar esses itens tão amados

[PAGE TITLE]

Se você é uma pessoa que adora uma boa leitura, isso com certeza já aconteceu com você — pegar toda animada um livro que você tem faz tempo para reler e sofrer a decepção de ver que ele está todo sujo, manchado, feio ou amarelado. Apesar de ser um problema bem comum, dá sim para evitá-lo ou, pelo menos, garantir que isso demore mais tempo para acontecer, viu?

Para isso, é preciso seguir algumas dicas e truques para conservar os livros por um tempo maior. Inclusive, como a Bienal do Livro 2022 aconteceu bem recentemente, você já pode até começar a aplicar essas ideias nos livros que comprou por lá. Confira:

Mulher cheirando livros
Com o armazenamento correto, seus livros permanecerão para sempre com cheirinho de novos (Foto: Shutterstock)

 

Guarde os livros da forma correta

Claro que arranjar lugar para guardar os livros pode ser complicado, especialmente quando não se tem tanto espaço em casa. Porém, na medida do possível, é bom seguir dicas para que o armazenamento não contribua para eles ficarem danificados.

É importante, por exemplo, guardar os livros em um estante e na posição vertical, sem encaixar livros na horizontal em cima deles. Isso porque a pressão sobre os livros pode fazer com que a capa e a lombada se deformem. A exceção são os livros de capa dura e com uma grande quantidade de páginas, que ficam mais bem guardados nesta posição.

Outra dica importante é que os livros não devem ficar todos espremidos, mas sim com um pequeno espaço entre eles. Dessa forma, o papel poderá “respirar” melhor. Esse detalhe permite que você puxe o livro pelo meio da lombada na hora de tirá-lo do lugar, o que é ótimo, já que pegá-lo pela parte inferior ou superior pode acabar entortando.

Cuidado com umidade, traças e cupins!

Alguns dos principais inimigos dos livros são a umidade, as traças e os cupins. Por isso, é fundamental saber como evitá-los. Nesse sentido, para se livrar da umidade, é bom afastar a estante com livros da parede.

Mesmo com essa medida, caso os livros acabem ficando com cheiro de mofo e acúmulo de ácaro, vale deixá-los em um local com boa ventilação por alguns dias. Porém, tome cuidado, pois esse lugar ventilado não pode ser um exposto ao sol, viu?

Já sobre as traças e cupins, o melhor é evitar guardar os livros em locais muito fechados, como as caixas. Além disso, comer enquanto lê pode não ser uma boa ideia, já que os restos de alimentos podem ficar entre as páginas e atrair os insetos.

Como marcar as páginas?

Sabe aquelas “orelhas” que existem em grande parte dos livros? Pois é, elas não foram criadas para marcar as páginas, mas sim para evitar que os cantos da capa dobrem. Na verdade, usar essas “orelhas” como marcadores pode até danificar o livro, viu?

Ah, e substituí-las por clips de papel também não é a solução — eles podem enferrujar após um tempo e danificar o material do livro também. Sendo assim, o melhor mesmo é apostar apenas nos marcadores de páginas já tradicionais.

Atenção com a limpeza

Você sabia que os livros também precisam de limpeza? Pois é! Inclusive, é bom que ela seja feita, no mínimo, uma vez a cada seis meses. Contudo, nem pense em usar água para essa tarefa, já que isso só vai danificar os livros ainda mais. Em vez disso, passe um pano seco, limpo e macio para tirar o pó. Nesse momento, não se esqueça também de dar uma folheada nos livros, já que isso vai permitir que o papel dê uma “respirada”.

limpando livro
Use um pano seco para limpar seus livros (Foto: Shutterstock)

 

Um pincel ou escovinha de cerdas macias também pode ajudar a tirar o pó que fica mais acumulado, especialmente na parte superior dos livros. Já para limpar a estante onde os livros ficam, o melhor é usar um pano levemente úmido, lembrando sempre de esperar ela estar completamente seca para colocar os itens nela novamente, hein?

Encapar os livros ajuda ou atrapalha?

A resposta para isso é simples: atrapalha! Justamente por não deixar as páginas “respirarem”. Dependendo do material usado para proteger o livro, ele vai só tornar ainda mais fácil de surgirem manchas. Ou seja, encapar os livros não é uma solução, viu?

Segure os livros da forma adequada

Sim, até a forma como você segura os livros na hora de ler pode ser prejudicial para o seu material, especialmente no caso daqueles em brochura. Então, tome cuidado! Evite segurar a obra em ângulos maiores que 180º, já que isso pode fazer com que a lombada rache e as páginas se descolem.

E aí, curtiu as dicas? Agora é só colocar em prática e deixar seus livros como novo!

 

Advertisement
Advertisement

Mais notícias interessantes como essa

Pets

Bateu aquela dúvida sobre quais alimentos o cachorro pode ou não comer? Conversamos com uma veterinária para montar essa lista — e ovo está incluso!

Entretenimento

Indicada em 25 categorias da premiação, "Succession" concorre por conta da aclamação de sua terceira temporada

Saúde

A toxina botulínica – conhecida comercialmente como botox – também é responsável por aliviar os sintomas de outros problemas de saúde; confira quais são

Beleza

Se assim como na comédia romântica bastou piscar e, de repente, você está com 30 anos, é melhor ajustar o skincare, viu?

Moda

Veja ideias de looks que provam que a camisa de time não precisa ficar limitada aos jogos de futebol

Amor e Sexo

Considerado o brinquedo sexual favorito dos brasileiros, o vibrador também pode ajudar no alívio da tensão e até em casos de vaginismo; entenda

Entretenimento

O ano de 2022 já nos proporcionou várias séries incríveis e, agora que temos mais tempo, chegou a hora de assistir; veja a seleção

Casa & Decor

Agora que as crianças estão em casa de férias, é inevitável que elas façam bagunça, né? Veja e aprenda a limpar giz de cera da parede