5 dicas de decoração para deixar o clima romântico

Nada melhor do que passar um tempo com a pessoa amada em um ambiente romântico. Confira dicas de decoração que prometem esquentar o seu romance!

None
Foto: iStock

por Redação Alto Astral
Publicado em 14/10/2016 às 16:26
Atualizado às 16:59

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Pétalas de rosas, velas, perfumes… existem muitas maneiras de deixar sua casa com um clima de romance. Nada melhor do que passar um tempo com a pessoa amada em um ambiente romântico e acolhedor, não é mesmo? Dê uma olhada nessas dicas de decoração que prometem esquentar o seu romance!

Para viver momentos apaixonantes ao lado do seu par, confira dicas das arquitetas Nedyr Galhardo Martinho e Anna Clara Campestrini.

1. Decoração do quarto

De um modo geral, o clima romântico é aquele espaço que ao olhar já sentimos um aconchego e ao mesmo tempo favorece ações de certa intimidade para o casal.

“O primeiro ponto a ser trabalhado é na arrumação da cama do casal. Utilizar lençóis com cores próximas aos tons de rosas e vermelhos pode dar uma dinâmica diferente ao cenário. A textura da roupa de cama deve ser igualmente observada, assim como a quantidade de travesseiros e almofadas. Ambos devem ser na medida da preferência do casal”, aconselha Anna Clara.

Nedyr ainda acrescenta: “podemos trabalhar com as texturas sofisticadas e ao mesmo tempo suaves ao toque, como cetim, seda, camurça ou mesmo outros tipos de tecidos que nos atrai ao toque”, diz.

mulher-sensual-com-bebida-fazendo-sexo

Foto: Divulgação

2. Iluminação

Além da roupa de cama, a iluminação do quarto também é primordial para criar o clima de romance. “Criar um ambiente romântico requer iluminação quente, encontrada em velas e luminárias com lâmpadas mais amareladas. Faça uso destes artifícios espalhando pelo quarto de maneira aleatória, quebrando a visão do quarto de dia a dia”, aponta Anna Clara.

Finalize o clima com som ambiente, essências aromáticas e tudo o que pode aguçar os sentidos.

Velas acesas

FOTO: Shutterstock

3. Jantar romântico

Se o seu objetivo é preparar um jantar romântico, as arquitetas explicam que você pode oferecer charme e romantismo de várias formas. “A mesa pode ser sofisticada em meio a talheres finos, pratas, dourados, pratos pretos-branco ou branco-dourados, com belos copos e taças. Velas também proporcionam um ar romântico“, diz Nedyr.

Porém, ela acrescenta que você pode oferecer esse romantismo também com uma mesa composta de pratos simples e charmosos, com talheres de metal, mas com algumas ervas espalhadas pela mesa ou dois pequenos buquês de flores repletos de margaridas.

Lembre-se que além da decoração da mesa, a comida também deve ser do gosto dos dois. “Tomar cuidado com o que será servido é importante. Pesquise o gosto do parceiro e a forma correta de servir a refeição, assim como a harmonização da bebida”, aponta Anna.

Jantar romântico

Foto: iStock

4. Jantar temático

Ela ainda dá dicas preciosas para quem não sabe o que preparar no jantar: “O jantar pode ser temático para quebrar a rotina. Dependendo do tema, sua mesa ficará diferente e diversificada. Por exemplo, se o jantar for oriental utilize uma mesa próxima ao chão para servir os pratos e almofadas do tipo futon para sentar. Se o cardápio envolver fondue, lembre-se de espalhar velas pela mesa para compor o cenário. Caso o jantar for mais sofisticado, lembre-se das taças de acordo com as bebidas e o guardanapo de pano. A mesa deve receber toalha de pano e arranjos florais que não atrapalhem a visão entre o casal. Arremate sempre com som ambiente”.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

5. Decore todos os cômodos da casa

Não é somente o quarto do casal que merece a devida atenção. Você também pode deixar a sala, a cozinha e até mesmo o banheiro com um clima mais agradável. “Flores são sempre uma dica sem erro. As rosas e suas pétalas de várias tonalidades são as mais conhecidas, porém outras opções podem ser utilizadas, como orquídeas ou um mix de flores do campo. As velas e sua iluminação aconchegante são uma boa opção: a presença do fogo por meio de seu calor, iluminação e cores é fundamental. Mantas e travesseiros sobre um tapete pode ser um local especial, romântico e muito fácil de harmonizar“, afirma Anna Clara.

Thinkstock/Getty Images

Thinkstock/Getty Images

“Pense sempre em querer agradar a quem você ama e surpreender com carinho a pessoa amada. Dessa forma, você vai encontrar os objetos certos, a vela certa, o aroma correto, a iluminação ideal para o seu dia especial”, aconselha Nedyr.

As arquitetas ainda dão boas ideias para você deixar sua casa ainda mais aconchegante:

  • Lembre-se que a luz direcionada é sempre bem-vinda em ambientes para realçar detalhes e dar destaque;
  • No jardim, a simples presença de um banco pode ser incrementada, deixando o mobiliário mais convidativo. Da mesma maneira se comportam os sofás e poltronas internas.
  • Luminárias de canto criam cenários interessantes, assim como a presença das flores e espécies vegetais em vasos de chão ou de mesa.
  • Uma cadeira antiga repaginada é uma dica de que podemos reutilizar objetos antigos na decoração de interiores.
  • Quadros e fotografias são indispensáveis para dar identidade e o toque especial no ambiente.
  • Utilize cores como o vermelho, tons de rosa e branco e tons suaves em degradê, pontuando os espaços com flores da estação.
Thinkstock/Getty Images

Thinkstock/Getty Images

Consultoria: Anna Clara Campestrini – Arquiteta e Urbanista especialista em Arquitetura de Interiores. Nedyr Galhardo Martinho – Arquiteta e urbanista, com mestrado em Arquitetura na UCL.

LEIA TAMBÉM