Connect with us

O que você está procurando?

Revestimentos rústicos são tendência e ficam lindos para decorar e deixar o cômodo mais despojado e descontraído. Para não errar na escolha, confira dicas de profissionais
- Foto: Guilherme Pucci

Veja como decorar ambientes com revestimentos rústicos

Revestimentos rústicos são tendência e ficam lindos para decorar e deixar o cômodo mais despojado e descontraído. Para não errar na escolha, confira dicas de profissionais

O cimento queimado, o concreto aparente e os tijolinhos – revestimentos rústicos –, se tornaram tendência e hoje integram ambientes de diversos estilos. Os arquitetos Bruno Moraes e Pietro Terlizzi falam sobre as características de cada um dos três para você não errar na hora da escolha. Confira.

Cimento queimado

Sala com revestimento de cimento queimado

Foto: Guilherme Pucci

Esse revestimento foi criado para se obter um piso liso, nivelado e de boa aparência. Além disso, conta com a vantagem de um custo baixo, execução prática e alta durabilidade. “Ele dá um aspecto rústico e moderno para os ambientes e combina com praticamente tudo, por isso sua versatilidade e popularidade nos projetos”, comenta o arquiteto Pietro Terlizzi. Apesar de ser um coringa, o cimento queimado não é indicado para áreas molhadas, como ao redor de piscinas. “Já as texturas de cimento queimado podem ser aplicadas em qualquer ambiente, inclusive áreas externas, desde que seja usada a correta com a aplicação de resina”, explica Pietro. Ao executar o piso de cimento queimado em áreas grandes, é recomendado deixar algumas juntas de dilatação para evitar o surgimento de trincas e fissuras no futuro. No caso das texturas, a superfície que vai recebê-la deve estar bem fixa e estruturada, assim como estar livre de umidade ou vazamentos. Quando o efeito de cimento é feito no teto, o ideal é optar por unificar a iluminação em um tom mais sóbrio. “O forro de cimento queimado pede simplicidade e unidade. Nada muito pesado e adornado, como grandes lustres ou luminárias com muitas cores”, aconselha o arquiteto Bruno Moraes.

Concreto aparente

 No teto de toda a área social do apartamento, foi aplicada uma textura com efeito de concreto aparente.

Foto: Luís Gomes

O concreto necessita de pouca manutenção, tem uma superfície resistente e, graças ao seu acabamento característico, marca presença em projetos de estilo brutalista e urbano.“Para deixar o concreto aparente, caso já exista uma laje ou pilar do material, basta lixar, tirando a pintura e a massa corrida até chegar ao concreto bruto”, explica Bruno. Para proteger sem alterar sua cor natural, o arquiteto aconselha utilizar uma máquina para lixar e depois aplicar uma seladora incolor e fosca sobre o concreto.  Na hora de decorar, é possível combinar diversas cores com o tom neutro do concreto, evitando apenas as muito escuras para não encolher o espaço. Texturas como madeira, metal, tijolo e de certas pedras e marmoraria formam composições harmônicas tanto com o concreto quanto com o cimento queimado.

Tijolo aparente e bricks

Para o efeito tijolinho, o brick da Lepri, aplicado na parede da entrada, contribui para a sensação de acolhimento no apê.

Foto: Luis Gomes

O tijolo é um material que traz aconchego aos ambientes e cabe em diversos estilos, desde o mais clássico até o mais moderno. Sua versatilidade é confirmada pela presença em diferentes espaços da casa, como salas, quartos, varandas e churrasqueiras. Mas há algumas restrições: tijolinhos de barro não são indicados para áreas molhadas, como banheiros, áreas de serviço e cozinhas. Ao entrar em contato com a água e produtos de limpeza, o material pode perder sua tonalidade original. Por causa de sua consistência arenosa, também não se recomenda paredes de tijolo em ambientes expostos a batidas ou umidade, pois o material pode ‘esfarelar’ e tende a absorver água com facilidade. O tijolo aparente tem potencial para fazer combinações com materiais como a madeira e com cores mais claras, criando certo contraste com a sua textura rugosa. “Pensando nas combinações com os bricks, é interessante ter em mente materiais como madeira, cimento queimado, metal e alguns porcelanatos”, aconselha Bruno.

Projetos: Bruno Moraes Arquitetura, de São Paulo – SP; Pietro Terlizzi Arquitetura e Design, de São Paulo – SP

LEIA TAMBÉM

Advertisement

Moda & Beleza

Veja todos os modelos de sandália primavera-verão 2019 e saiba também quais cores e estampas vão estar em alta na temporada!

Moda & Beleza

Quer transformar o visual do seu curtinho? Trouxemos dicas de corte, coloração e finalização para você apostar, mudar o look e ficar ainda mais bonita e moderna

Casa & Decor

Precisa de uma ajudinha para decorar e aproveitar cada espaço do seu cômodo? Então confira 5 dicas que irão fazer a diferença e deixar os banheiros pequenos funcionais e organizados

Casa & Decor

Ter uma sala bonita é importante, mas é fundamental que o ambiente seja confortável e feito para relaxar. Neste projeto, a arquiteta Cyntia Sabát mostra como transformar o cômodo em lugar aconchegante sem perder a elegância

Famosos

Durante as gravações da websérie "Nós, Voz, Eles", filho da Sandy aparece pela primeira vez e deixa todo mundo babando com tanta fofura

Casa & Decor

Inspire-se neste projeto e modernize a cozinha sem perder a individualidade. Dá para o cômodo ser atual, ter a sua cara e ser um espaço confortável ao mesmo tempo!

Estilo de vida

As madeixas ficam diariamente expostas a poluição, altas temperaturas, entre outras coisas que acabam danificando a estrutura dos fios. Para salvar o cabelo desses danos, trouxemos algumas dicas maravilhosas para você!

Moda & Beleza

As donas de cabelo escuro têm inúmeras opções para transformar o visual das madeixas: desde mudanças mais sutis até as mais ousadas. Separamos algumas para você se inspirar!