Connect with us

O que você está procurando?

Alto Astral
Separamos dicas de arquitetas para tornar a decoração da sua casa atemporal – ou seja, sem prazo de validade; confira
Saiba como aplicar o decór atemporal no seu lar - Shutterstock

Casa & Decor

Decoração atemporal: saiba como aplicar na sua casa

Separamos dicas de arquitetas para tornar a decoração da sua casa atemporal – ou seja, sem prazo de validade; confira

[PAGE TITLE]

Novas tendências, modas, décadas passadas revisitadas e uma enxurrada de itens e produtos lançados diariamente — o período que estamos vivendo é marcado por um tsunami de informações, inclusive na área da arquitetura e decoração. Mas, mesmo com essas mudanças constantes, é possível decorar a casa de maneira atemporal e com escolhas que não fiquem “datadas” com o passar do tempo, viu? 

Para te ajudar com isso, separamos três dicas das arquitetas Claudia Yamada e Monike Lafuente sobre como criar uma decoração sem prazo de validade:

plantas
As plantas na decoração são uma tendência que não deve sumir tão cedo (Foto: Shutterstock)

Atenção com as cores

Um dos grandes truques para garantir que um ambiente se mantenha atemporal é apostar em uma predominância dos tons claros. Segundo Claudia e Monike, a ideia nesse sentido é trabalhar com uma base neutra e, quando quiser acrescentar mais cores, fazer isso a partir de itens complementares da decoração, como almofadas, mantas ou mesas laterais. Afinal, esses objetos podem ser trocados mais facilmente quando necessário.

Porém, isso não é exatamente uma regra fixa, já que pode ser alterada caso você tenha o desejo de viver mais perto das cores e fugir de uma paleta mais tradicional. Nesses casos, é possível usar tons mais fechados, como o azul-marinho ou o amadeirado, que, de acordo com as especialistas, se passam muito bem pelo neutro.

“Antigamente, o atemporal era automaticamente relacionado com o emprego de tons claros. Mas tudo segue de acordo com o momento que estamos vivendo”, explica Monike. Para ela, hoje em dia, o cinza é uma das cores mais atemporais, além de trazer beleza para o ambiente. E, no final das contas, o mais importante é que as cores predominantes na sua casa sejam aquelas das quais você não vai enjoar, não é mesmo?

Invista no durável

Outro ponto necessário de se pensar quando o assunto é um décor que não perde a validade é justamente a durabilidade dos elementos que integram a decoração. Até porque um item decorativo não permanecerá na sua casa por muito tempo se ela começar a estragar ou ficar com aparência de velha, né?

Nesse sentido, as arquitetas explicam que aquilo que é sintético costuma durar mais e sugerem, por exemplo, a utilização de amadeirado em vez de folha de madeira ou palha sintética em vez da palha indiana. Essas são medidas para quem procura evitar a manutenção frequente do décor, criando assim um ambiente atemporal.

De olho no futuro

Outra coisa importante para criar uma decoração atemporal é analisar as tendências atuais e pensar sobre quais delas devem se manter nos próximos tempos e quais são apenas modas passageiras. Para Claudia e Monike, uma das trends atuais em que vale a pena apostar é a de trazer o natural para dentro de casa, já que isso é algo que deve se manter por um bom tempo.

A explicação para isso está nos próprios movimentos da sociedade atual e nas soluções que procuramos, enquanto indivíduos, para manter o bem-estar nesse cotidiano cada vez mais acelerado. “A natureza, de uma maneira geral, te traz para o momento presente. Eu acredito que isso veio para ficar”, finaliza Claudia. Então, já sabe, né? Aposte em tendências que valorizem o uso de plantas na decoração.

Fontes: Claudia Yamada e Monike Lafuente, arquitetas do Studio Tan-gram.

 

Advertisement
Advertisement

Mais notícias interessantes como essa

Beleza

Descobrimos para que serve, como fazer, qual é o período de manutenção e até quanto custa o lash lifting

Finanças

Apesar de a redução do ICMS fortalecer a diminuição do preço do combustível, existem formas de melhorar os gastos; confira

Moda

Vai comprar uma bolsa nova e não sabe qual escolher? Inspire-se nestes modelos e estilos de apaixonar e escolha a sua favorita

Beleza

Pensando em tingir o cabelo de ruivo? Antes da mudança, confira alguns fatos importantes sobre essa tonalidade

Casa & Decor

Se você ama ler, com certeza tem medo de que seus livros sujem, né? Veja dicas para conservar esses itens tão amados

Pets

Bateu aquela dúvida sobre quais alimentos o cachorro pode ou não comer? Conversamos com uma veterinária para montar essa lista — e ovo está incluso!

Entretenimento

Indicada em 25 categorias da premiação, "Succession" concorre por conta da aclamação de sua terceira temporada

Saúde

A toxina botulínica – conhecida comercialmente como botox – também é responsável por aliviar os sintomas de outros problemas de saúde; confira quais são