Connect with us

O que você está procurando?

Alto Astral
Utilizando os significados das cores na cromoterapia, é possível tentar trazer mais bem-estar e sensações positivas para a sua casa
Saiba como as cores podem ser usadas para trazer saúde e bem-estar - Shutterstock

Casa & Decor

Cromoterapia: entenda o significado e benefício das cores no lar

Utilizando os significados das cores na cromoterapia, é possível tentar trazer mais bem-estar e sensações positivas para a sua casa

[PAGE TITLE]

Quando o assunto é decoração de uma casa, existem diversas maneiras de colocar a criatividade em cena e repaginar os ambientes, seja com móveis, objetos ou pinturas nas paredes. Porém, o que pouca gente sabe é que, nesse universo de possibilidades, a escolha das cores vai além da questão estética. Isso porque, no estudo da cromoterapia, cada cor tem uma função, e isso também pode ser aplicado no seu lar.

Se você não sabe muito bem o que é a cromoterapia na prática, continue a leitura. Separamos a seguir um pouco mais sobre o que é, como ela pode ser usada em uma casa e qual o significado de cada cor. Confira:

Cromoterapia: o que é?

Segundo a cromoterapia, as cores, quando colocadas na proporção certa, podem trazer vários benefícios à saúde mental e física. E é por isso que muitos profissionais da decoração escolhem aplicar em seus projetos cores que atuem diretamente no bem-estar físico e emocional dos moradores.

“A cor é um elemento fundamental na composição da arquitetura, seja para aguçar os sentidos ou para transmitir sensações de conforto e tranquilidade”, explica a arquiteta Cristina Cardoso. Ela detalha ainda que, no inconsciente das pessoas, existem códigos visuais associados às sensações diversas. As cores vibrantes, por exemplo, trazem sentido de urgência, assim como os tons mais frios, claros ou neutros, que transmitem calma e relaxamento

pintura
Segundo a cromoterapia, as cores podem trazer vários benefícios à saúde mental e física - Shutterstock

 

Casa colorida

E se o morador quiser deixar todos os ambientes coloridos? Para não errar na questão estética aliada ao bem-estar, Cristina aconselha que haja um certo cuidado, para que o ambiente fique com um resultado harmônico.

“Temos uma infinidade de cores, materiais e elementos decorativos para uma composição. Então, o desafio de trabalhar com ambientes multicoloridos é de focar em um ambiente de cada vez ou ter um recorte do espaço. Nesse caso, sem a visão do conjunto, corre-se o risco de, na hora de juntar os conceitos, não ficar em harmonia e resultar numa bagunça visual.” Além dessa desarmonia estética, segundo ela, a mistura também pode trazer desconforto aos moradores com o tempo.

Comece aos poucos

Mas, se a ideia é mesmo investir mesmo nas cores, uma dica muito simples da profissional é procurar escolher tonalidades mais acinzentadas, que sejam coloridas, porém neutras. “As cores muito puras tendem a deixar o ambiente muito vibrante, carregado e até infantil. Já as cores com um pouco de cinza na composição (observar sempre as cartelas de tons neutros) são mais fáceis de compor, mais suaves e ainda deixam o ambiente mais sofisticado também”, diz ela.

E, se o receio persistir ou existir o medo de se arrepender, Cristina aconselha começar por ambientes de pouco uso, como os lavabos. “Aí é possível deixar uma parede mais colorida, usar um papel de parede com cores e estampas mais vibrantes, em que a criatividade pode correr solta, com ousadia”, explica ela.

Além disso, a profissional recomenda começar também pelos quartos destinados às crianças, principalmente os “quartos de brincar”, que também são ambientes propícios para aplicação de cores variadas nas paredes, móveis e objetos de decoração.

“Ainda temos as varandas, que são ambientes que aceitam bem uma mistura de cores, pois geralmente são decoradas com plantas e móveis próprios para área externa, que já tem essa linguagem mais descontraída”, pontua a arquiteta.

Efeitos de cada cor na cromoterapia:

Agora que você já sabe como a cromoterapia funciona, que tal entender melhor o que cada cor significa e como cada uma delas pode te ajudar no bem-estar. Veja abaixo:

  • Vermelho:

O vermelho estimula a autoafirmação e recupera a consciência de si próprio. Por isso, a cor está associada a força, ação e vitalidade

  • Alaranjada:

A cor alaranjada facilita a expressão e ajuda a criar um bom nível de diálogo entre as pessoas. Na cromoterapia, a tonalidade está ligada aos sentimentos de prazer, vontade e expressão. Legal, né?

  • Amarelo:

Cor que proporciona clareza mental, vinculada aos sentimentos de criatividade, alegria e espontaneidade. Além disso, o amarelo estimula a paciência e a concentração.

  • Verde:

Na cromoterapia, a cor verde tem a ver com o equilíbrio, a cura e a renovação. Sua aplicação então estabelece vínculos com o equilíbrio, cura, renovação, além de ser calmante. Ou seja, xô estresse!

  • Azul:

Outra cor com benefícios calmantes! O azul é uma cor associada aos sentimentos de calma, relaxamento e paz mental

  • Violeta: (intuição - meditação - espiritualidade)

O violeta é uma cor ligada a espiritualidade. Suas propriedades são vinculadas a intuição e a meditação

Por fim, vale lembrar que, apesar de existirem estudos que ligam essas cores ao tratamento de determinadas doenças, a aplicação das cores na casa não deve ser usada como substituta para outros tratamentos. Então, sempre que necessário, consulte um especialista médico quando apresentar sintomas, tudo bem?

Fonte: Cristina Cardoso, arquiteta da Yticon, construtora do Grupo A.Yoshii.

Advertisement
Advertisement

Mais notícias interessantes como essa

Pets

O mês de agosto é marcado pela campanha de vacinação contra a raiva, uma infecção perigosa e sem cura; saiba mais

Comportamento

Sentindo que sua horta caseira precisa de cuidado por aí? Veja dicas para manter suas plantinhas protegidas nos dias frios

Moda

Cheio de sensualidade, o cut-out deu suas caras no verão de 2022 e promete se tornar um grande sucesso na próxima temporada

Beleza

Depois de conhecer os benefícios dos óleos, esses produtos serão seus queridinhos nos cuidados corporais e até faciais

Casa & Decor

Saiba quais são os primeiros móveis e objetos que você precisa comprar quando estiver de mudança

Casa & Decor

O espelho da sua casa manchou, e agora? Veja como limpar esse objeto e deixá-lo novinho em folha

Moda

Separamos looks que são transformados pelo uso de uma terceira peça para te ensinar (e inspirar!) a usar essa tendência

Entretenimento

A Balenciaga, que é uma grife espanhola, já é conhecida por criar polêmica fashion; veja reação do público após “trash pouch” viralizar