CASA & DECOR

Cozinhas integradas: ampliam o espaço e ainda reúnem a família

As cozinhas integradas ou italianas, como eram conhecidas originalmente, foram criadas para ampliar e aproveitar melhor o espaço da casa

None
Foto: Tuca Reines/Divulgação

por Redação Alto Astral
Publicado em 11/11/2016 às 16:27
Atualizado às 16:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

As cozinhas integradas ou italianas, como eram conhecidas originalmente, foram criadas para ampliar e aproveitar melhor o espaço da casa. Mas hoje além dessa função, elas refletem uma mudança de comportamento. Cozinhar já não é mais uma atividade isolada do lar, em que a esposa ou o marido precisam ficar sozinhos para prepararem o jantar. Cozinhar tornou-se uma oportunidade de integração, uma boa pedida durante uma reunião de amigos ou da família. Quem é que quer sair da sala para passar o café e perder a melhor parte da conversa? Nesse sentido, profissionais estão apostando em ambientes cada vez mais aconchegantes, bonitos e convidativos, como estes que apresentamos aqui!

Cozinhas integradas com a sala com decoração clara

Foto: Tuca Reines/Divulgação

Cozinhas integradas são modernas

Projetada pela arquiteta Leila Dionízios, a cozinha está localizada em Botafogo, no Rio de Janeiro. Com apenas 10m² , a prioridade do projeto foi a otimização do espaço e a integração com a sala, sem perder o requinte e funcionalidade. Os tons claros dos dois ambientes ajudam a dar a sensação de amplitude ao espaço. Os tons cinza e preto da cozinha dão ar de sofisticação e requinte.

Cozinhas integradas com a sala decoração preto e branco

Foto: Tuca Reines/Divulgação

Aproveitando espaço em cozinhas integradas

“A cozinha é bem estreita, então, o melhor aproveitamento foi centralizar toda parte de bancada e equipamentos de um lado só”, explica Leila. Para garantir a disposição dos armários e aproveitar melhor a bancada, a arquiteta ainda fez mudanças nas instalações hidráulicas. Para facilitar o manuseio dos móveis da cozinha, as portas inferiores dos armários foram planejadas com corrediças telescópicas, que permitem uma abertura prática e acesso mais amplo ao interior das gavetas.

Cozinhas integradas com a lavanderia e sala de jantar

Foto: Divulgação

Ideias que ajudam no projeto de cozinhas integradas

Projetada pela MaxHaus e decorada pelo Studio DWG, ela ganha destaque pela integração com sala de jantar e lavanderia, dentro do armário. Em tons claros e com bancada extensa, o espaço mais parece uma cozinha de chef. A cozinha também é repleta de armários, o que tira toda e qualquer bagunça dos olhos das visitas e, claro, ajuda a organizar os utensílios domésticos.

Sala de jantar integrada a cozinha integrada à lavanderia

Foto: Divulgação

Sala de jantar e lavanderia

A mesa da sala de jantar separada por um vidro e com vista para fora tornou o ambiente aconchegante. Ideal para fazer uma bela refeição com a família. Já a lavanderia, com a porta fechada, mais parece outro armário da cozinha. Nem dá para imaginar que ali existe um espaço que guarda a máquina de lavar, tanque e até um suporte para pendurar roupas passadas. Um truque que deu originalidade à cozinha e, ao mesmo tempo, tornou-a muito funcional.

LEIA TAMBÉM

Texto: Thaís Luquesi/Colaboradora