CASA & DECOR

Planeje seu espaço com cautela para ter uma cozinha ampla e prática

Pensar em cada detalhe na hora de projetar um cômodo faz toda a diferença. A arquiteta Cristiane Schiavoni conseguiu criar uma cozinha ampla e prática com o planejamento certo. Inspire-se!

None
Foto: Carlos Piratininga

por Redação Alto Astral
Publicado em 07/09/2018 às 18:05
Atualizado às 17:40

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Estreita e com apenas 13,90m², este local foi criado especialmente para uma jovem família que busca conforto e praticidade. A arquiteta responsável pelo projeto, Cristiane Schiavoni, otimizou o espaço e fez o possível para deixar a cozinha ampla e prática.

Escolhas

A proposta de decoração era que a cozinha fosse atual, mas sem perder o conforto. O piso escolhido foi um porcelanato preto, que deu um toque moderno ao cômodo. Já o uso de tons amadeirados contrasta com a contemporaneidade, aquecendo o ambiente e tornando-o mais aconchegante.

Ampla e prática 

Duas fotos da cozinha, mostrando os armários embutidos nos quais estão instalados o microondas e o forno

Fotos: Carlos Piratininga

Todos os detalhes foram escolhidos para tornar o lugar amplo e facilitar a vida dos moradores. As áreas foram setorizadas de acordo com as necessidades cotidianas, de forma que o espaço fosse otimizado. “Os eletrodomésticos ficaram dispostos de uma maneira para não ‘cruzar’ com a área da mesa, que possui um balcão para os pratos e copos que são utilizados nas refeições. Já a área de armazenamento, que fica ao lado do forno, é  facilmente acessada por quem estiver cozinhando”, conta Cristiane.

Bom para tudo

Para dar luz ao ambiente, diferentes tipos de iluminação artificial foram aplicadas. Além das placas de LED, responsáveis pela luminosidade geral,  usou-se “spots de PAR 20 sobre a bancada, melhorando a qualidade do trabalho e um pendente sobre a mesa, com uma luz mais amarelada, que torna o horário das refeições mais aconchegante”, menciona a arquiteta.

Amplie

Duas fotos da cozinha, mostrando a mesa de vidro e a bancada com armários embutidos brancos e em vidro fosco

Fotos: Carlos Piratininga

De acordo com Cristiane, uma maneira de fazer um ambiente parecer maior é usar acabamentos e revestimentos que evidenciem as áreas mais alongadas. “Coloquei uma linha de gavetas em madeira e a outra linha em vidro fosco com a ideia de destacar a horizontalidade do lugar”, destaca a profissional. Além disso, na parede com o painel de madeira, ela utilizou o revestimento em toda a extensão, ao invés de delimitar apenas ao espaço da TV, pois “isso faria com que a parede ficasse ‘cortada’ por esse elemento, parecendo menor”, finaliza.

Projeto: Cristiane Schiavoni Arquitetura e Interiores, São Paulo – SP

LEIA TAMBÉM