Connect with us

O que você está procurando?

Alto Astral
Veja essas dicas infalíveis que irão te ajudar a organizar um closet pequeno e deixar em ordem todas as suas roupas e acessórios.
- Foto: Shutterstock

Confira 6 dicas para montar e organizar o closet perfeito em espaços pequenos

Veja essas dicas infalíveis que irão te ajudar a organizar um closet pequeno e deixar em ordem todas as suas roupas e acessórios.

[PAGE TITLE]

Quem não deseja ter um lugar dedicado às roupas, sapatos e outros acessórios? É por isso que esse cômodo é um dos mais desejados em qualquer casa, no entanto, organizar um closet pequeno não é uma tarefa simples. Mas com algumas dicas fáceis, é possível realizar esse sonho.

Segundo a arquiteta Cristiane Schiavoni, do escritório Cristiane Schiavoni Arquitetura e Interiores, um dos principais motivos para ter um closet são a organização e funcionalidade. “Quando sugiro um closet em um projeto, penso na setorização, ou seja, organizar todas as roupas em mesmo lugar, e se possível, também incluir sapatos e acessórios. Isso facilita a rotina do morador, que não precisa mais perder tempo procurando as peças”. Para isso, ela elaborou 6 dicas que irão te ajudar a montar o cantinho ideal para suas coisas.

Como montar e organizar um closet pequeno

1. Marcenaria planejada

Para tirar o máximo proveito da metragem disponível, o mais indicado é investir em móveis planejados. “Para otimizar todos os cantinhos, sugiro que seja feito sob medida. Hoje em dia é possível compor com a utilização de peças prontas. É essencial que cada pedacinho dessa marcenaria seja pensada e personalizada de acordo com a necessidade dos moradores e a melhor organização do closet”, explica a arquiteta.

2. Closet aberto ou fechado?

Para Cristiane Schiavoni, o closet aberto (sem portas) é o ideal. Dessa maneira, o morador tem acesso visual a tudo aquilo que ele possui. “Mesmo aberto, o closet deve ter uma porta de entrada. Dessa maneira, não deixa de ser um móvel fechado, com a diferença que você ‘entra’ nesse armário e consegue visualizar, como um todo, tudo que existe nele”, ressalta.

3. Ele x Ela

No caso de closet de casal, é importante tomar alguns cuidados antes de planejar os móveis. Isso porque a quantidade de roupas e acessórios é bastante diferente: homens costumam ter mais calças, camisetas e camisas, enquanto as mulheres precisam de espaço para vestidos, saias, sapatos e bolsas. “Na concepção do projeto, estudo as características físicas para poder calcular alturas dos cabides, larguras das gavetas, etc.”, relata Cristiane.

4. Tamanho “P”

Engana-se quem acredita ser preciso ter um espaço grande para realizar o sonho do closet em casa, pois para cada caso é possível projetar soluções específicas e inteligentes em móveis planejados que permitem tirar o melhor proveito da metragem disponível. 

“Uma dica relevante para espaços pequenos é considerar que nem todas as roupas ocupam a mesma profundidade de um cabide”, revela a arquiteta. Saindo da profundidade padrão de 60 cm adotada para os armários, podemos trabalhar, em uma ou outra parede, com marcenaria de 30 cm, que é perfeito para armazenar camisetas, por exemplo”, complementa Cristiane.

5. Organização em dia

Um visual bagunçado atrapalha a funcionalidade do closet e, por isso a organização é tão importante. Peças do dia a dia devem ficar sempre visíveis para que o morador tenha acesso a tudo.  Para as caixas, a arquiteta recomenda acondicionar objetos menores, como relógios e cintos, e peças com menor utilização ao longo do ano, como roupas de frio mais pesadas ou aquelas destinadas às viagens.

6. Móveis complementares

Closet perfeito não é feito apenas de compartimentos e gavetas. Para quem conta com um espaço maior é possível investir em móveis complementares como uma penteadeira, que pode liberar espaço no quarto com a transposição para o ambiente mais reservado do closet.

A especialista ainda afirma que é fundamental conhecer os gostos e hábitos dos clientes para oferecer, por exemplo, um espaço exclusivo para as bijuterias. “Gaveteiros independentes e com divisórias são muito práticos para guardar as peças e colaborar para sua conservação, conclui Cristiane.

Leia também:

Advertisement
Advertisement

Mais notícias interessantes como essa

Estilo de vida

Poucas mulheres sabem por que acontecem mudanças no corpo ao longo do mês. Conheça as alterações ocorridas no organismo durante as fases do ciclo menstrual.

Entretenimento

Desde o primeiro capítulo no ar, o elenco de Friends mudou muito! Veja um antes e depois de Rachel, Mônica, Ross, Chandler, Phoebe e Joey!

Moda & Beleza

Procurando por um sapato fashion e confortável? Aposte nos looks com um tênis All Star e garanta muito estilo e comodidade.

Estilo de vida

Quer aprender outro idioma mais rápido e fácil? Confira algumas dicas que auxiliarão seu aprendizado de uma língua estrangeira.

Mundo místico

A maçã é uma das frutas mais importantes para o mundo místico! Aproveite para fazer simpatias poderosíssimas com maçã e melhore sua vida amorosa!

Receitas

Ele é mais versátil do que você imagina. Você pode preparar o tradicional, uma torta e até pizza. Confira essas receitas de pão de queijo e se delicie!

Casa & Decor

Quer dar uma cara nova para sua casa e ainda ter a sensação de mais espaço? Invista em uma decoração com espelhos estilosa e elegante.

Receitas

Vontade de ter um café da manhã igual ao dos filmes? Então experimente agora mesmo essas receitas de panqueca americana e se delicie!