Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Saiba como montar um cantinho de estudos para o seu filho em casa
Saiba como montar um cantinho de estudos para o seu filho em casa - Foto: Shutterstock

Casa & Decor

Saiba como organizar um cantinho de estudos para as crianças

Personal organizer elenca 5 dicas para criar um ambiente tranquilo e potencializar a aprendizagem dos estudantes

A chegada de um novo ano letivo traz consigo muitas outras tarefas e aprendizados que contribuirão com a formação e o desenvolvimento dos estudantes. Mas para que eles possam fazer as lições e os trabalhos com conforto e concentração, é de suma importância que se tenha em casa um cantinho especial reservado para os estudos. 

“As crianças costumam se distrair com o menor estímulo externo. Então, é importante que o restante da casa também colabore para que as distrações sejam as menores possíveis”, explica Nalini Grinkraut, personal organizer especialista em desapego e consumo consciente. 

Para ajudar você a organizar um cantinho para os filhos realizarem as atividades da escola, a profissional listou 5 dicas para criar um ambiente ideal em casa e potencializar a aprendizagem dos pequenos. Veja abaixo:

Estabeleça um lugar para os estudos

É importante que a criança tenha um local apropriado para fazer a lição de casa. Se você não tiver um espaço específico para isso, como uma mesa no quarto dela, escolha algum lugar da casa para que ela saiba que deve utilizar aquele ambiente.

Organize os materiais de estudo

Também é necessário que a criança tenha um espaço definido para guardar os materiais e objetos utilizados no dia a dia. Pode ser desde uma gaveta até uma prateleira que possa receber estojo, cadernos, livros, dentre outros itens escolares. 

Incentive a criança a manter o espaço arrumado

Ter um cantinho de estudos sempre organizado contribui para a rotina diária e ajuda na gestão do tempo. Por isso, ensine seu filho (a) a sempre guardar de volta os materiais que utilizou no local escolhido para isso. 

Evite possíveis distrações

Excesso de estímulos visuais e eletrônicos podem dispersar a atenção da criança e atrapalhar sua concentração. Portanto, procure organizar o cantinho de estudos em espaços silenciosos e sem muitos estímulos externos. 

Incentive a criança a usar o cantinho de estudos

Incentive e relembre a criança de utilizar o espaço toda a vez que for fazer as tarefas da escola. De acordo com a especialista, isso ajuda a tornar o uso do cantinho de estudos um hábito.

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Saúde

Nos últimos quatro anos, o SUS registrou mais de 1.500 internações por acidentes com fogos de artifício; não se torne parte da estatística

Comportamento

Muitas pessoas sentem um mal-estar ou angústia no fim do ano por conta da correria, problemas pessoais ou familiares; veja como evitar

Receitas

Delicioso e versátil, o bacalhau é um alimento fonte de diversos nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo