Como limpar colchão sujo: dicas e truques

Limpar um colchão sujo parece difícil quando não sabemos como fazer isso, mas existem técnicas que podem ajudar

Com as técnicas certas, limpar um colchão encardido pode não ser tão complicado
Com as técnicas certas, limpar um colchão encardido pode não ser tão complicado - Shutterstock

por Mayra Cardozo
Publicado em 09/04/2022 às 08:00
Atualizado às 08:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Fazer a limpeza do colchão da forma correta é algo muito importante, já que, quando sujo, ele acaba juntando ácaros e poeira e contribuindo para que quem se deita nele sofra mais com doenças alérgicas. Assim, fazer a limpeza adequada e frequente do colchão da sua cama é uma questão de saúde e bem-estar que não pode ser ignorada.

Porém, além de ser um dos itens de casa que mais merecem atenção, o colchão também é um dos objetos que mais causa dúvidas sobre a sua limpeza adequada, né? Veja a seguir as técnicas e dicas que separamos para manter o seu colchão sempre bem limpo:

Como limpar?

Existem várias formas de higienizar um colchão, mas o mais recomendado é não o limpar usando muita água. Sendo assim, o aspirador de pó pode ser o seu maior aliado para essa tarefa, viu?

Para fazer a limpeza com o aspirador de pó, basta tirar o lençol do colchão e aspirar todos os cantos dele. Depois, é possível também usar um pano úmido com sabão do tipo neutro para tirar alguma mancha que esteja mais difícil de sair. Produtos como sabão em pó ou de coco diluídos em água também podem ser passados no colchão com uma esponja para ajudar a tirar todos os ácaros. Vale lembrar que, se você usar água na limpeza, precisará deixar o colchão arejando até secar depois, sempre tomando cuidado para que o objeto não acabe ficando tempo demais no sol e ressecando.  

Caso essa limpeza não esteja sendo o suficiente, também dá para apostar na lavagem a seco com bicarbonato. Nela, basta passar bicarbonato por todo o colchão, deixá-lo agindo por 30 minutos e depois esfregar com cuidado toda a superfície com uma escova de cerdas macias. Por fim, você deve deixar o bicarbonato agir por mais 30 minutos e finalizar com uma passada do aspirador de pó. Não se esqueça de deixar o colchão arejar após esse tipo de limpeza também, viu?

Dependendo do quão encardido o colchão estiver, essas técnicas podem não funcionar tão bem. Nesses casos, o melhor é partir para uma higienização mais profunda e feita por uma empresa especializada nesses serviços.

aspirador limpando colchão
O aspirador de pó é o melhor aparelho para limpar um colchão sujo - Shutterstock

E como manter a limpeza?

Não adianta muito limpar o colchão e pouco tempo depois ele já estar todo sujo de novo, não é mesmo? Por isso, também é importante conhecer algumas dicas e truques para manter a limpeza por mais tempo.

Nesse sentido, a principal dica é investir em uma capa protetora, que vai proteger o colchão e impedir que ele acumule poeira. Além disso, essa capa pode ser lavada bem mais facilmente do que o colchão.

Além disso, é necessário tomar cuidado para que o colchão não fique com excesso de umidade e, por isso, acabe enchendo de ácaros, bactérias e fungos outra vez. Uma boa forma de evitar esse problema é trocar os lençóis com frequência (no mínimo uma vez por semana) e, sempre que possível, abrir a janela do quarto pela manhã.

capa de colchão
Colocar uma capa no colchão é uma dica de ouro para que ele fique limpo por mais tempo - Shutterstock

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.