Como escolher o travesseiro e saber a hora certa de trocar o seu

Especialista em ortopedia explica como escolher o travesseiro ideal para boas noites de sono

O travesseiro pode ser um grande aliado ou um vilão para o seu sono
O travesseiro pode ser um grande aliado ou um vilão para o seu sono - Shutterstock

por Mayra Cardozo
Publicado em 16/04/2022 às 11:00
Atualizado às 11:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Depois de um dia cansativo e cheio de afazeres, nada melhor do que deitar a cabeça no travesseiro e ter um sono bom e tranquilo, não é mesmo? Porém, isso nem sempre é fácil — não à toa, 65% dos brasileiros têm baixa qualidade de sono, como mostrado por um estudo realizado pelo Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística).

E um dos vários fatores que podem causar esses problemas no sono é a escolha errada do travesseiro, sabia? Nesse sentido, saber o que deve ser considerado na hora de trocar de travesseiro é algo muito importante para a sua saúde e bem-estar.

Como escolher?

De acordo com Dr. Layron Alves, ortopedista especialista em cirurgia do ombro e cotovelo, para descobrir qual é o travesseiro ideal, é preciso pensar em qual posição você prefere dormir.

“Para aquelas pessoas que costumam dormir deitadas de costas, a sugestão é optar por travesseiros mais baixos. Isso para que o pescoço não fique em uma posição muito elevada, o que não é bom para a coluna e pode gerar muito desconforto ao acordar. Já para quem gosta de dormir de bruços é preferível até que dispense o travesseiro, assim o pescoço fica menos sobrecarregado durante o sono”, explica o especialista.

Porém, apesar dessas dicas para melhorar o sono de quem dorme de costas ou de bruços, o Dr. Layron garante que a posição mais recomendada para a saúde é deitar-se de lado e com um travesseiro extra entre as pernas. Isso vai te ajudar a manter a coluna reta mesmo durante o sono.

“Nessa posição é recomendado que o travesseiro tenha a mesma medida que a distância do ombro ao pescoço quando a pessoa estiver deitada, nem maior e nem menor. Assim, o pescoço fica posicionado com um ângulo de 90 graus, não força a coluna e nem sobrecarrega os ombros.”, diz o ortopedista.
mulher dormindo de lado
A melhor posição para dormir, segundo o especialista, é de lado - Shutterstock

O especialista ainda ressalta que existem também os travesseiros ortopédicos, mas eles só devem ser usados por quem realmente precisa e possui uma recomendação médica para isso. “Pessoas que não tem uma necessidade ortopédica específica podem achar desconfortável e um investimento perdido.”, explica o Dr. Layron.

Por fim, vale lembrar que, mesmo com todos os cuidados, o travesseiro tem prazo de validade, assim como qualquer produto. A média de durabilidade costuma ser de dois anos, mas caso você perceba que precisa ficar mudando várias vezes de posição para se sentir confortável ou colocar a mão embaixo do rosto para conseguir dormir, pode ser um sinal de que está na hora de trocar o seu.

Fonte: Layron Alves, ortopedista especialista em cirurgia do ombro e cotovelo, e sócio da Clínica LARC.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.