CASA & DECOR

Área gourmet: ideias para fazer em casas e apartamentos

Quem gosta de cozinhar e receber os amigos em casa, sabe as maravilhas de ter uma área gourmet. Confira ideias para fazer na área interna ou externa

None
Foto: Divulgação

por Redação Alto Astral
Publicado em 02/12/2016 às 18:07
Atualizado às 16:55

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Quem gosta de cozinhar e receber os amigos em casa, sabe as maravilhas de ter uma área gourmet. As cozinhas externas quase sempre de frente para um quintal, oferecem toda a funcionalidade de uma cozinha normal, com a vantagem de manter reunidos (e bem acomodados!) o mestre cuca e seus convidados. Além disso, há a vantagem de manter o restante da casa livre da bagunça e do cheiro de comida que impregna nos estofados e cortinas.

Área gourmet na parte externa ou quintal da casa

Foto: Sérgio Luis

Área gourmet externa

Os clientes da arquiteta e designer de interiores, Deborah Roig, solicitaram à profissional uma cozinha externa com churrasqueira, forno à lenha e todos os eletrodomésticos para um espaço gourmet. Deborah então montou o ambiente quase sem paredes, aproveitando o visual da piscina e da bela vista lateral da qual o terreno desfruta. Com 12m², o projeto recebeu móveis feitos sob medida, com madeira de demolição. Na parede central, textura que imita aço corten complementou o décor. Lonas transparentes embutidas no teto fazem as vezes de parede quando necessário, na lateral, vidro temperado deixa livre a vista para as montanhas.

Área gourmet na varanda do apartamento

Foto: Divulgação

Área gourmet em apartamento

Se você mora em apartamento e sonha com uma cozinha externa para seu lar, saiba que este privilégio não é exclusivo de quem mora em uma casa. Basta ter uma sacada disponível e adaptar o projeto! Em um espaço de 23m², a arquiteta Camila Klein montou um espaço gourmet integrado a um espaço de convivência, otimizando o espaço da sacada do apartamento. Como a metragem reservada para a cozinha externa era reduzida, não havia espaço para equipar o ambiente com grandes eletrodomésticos. Por isso, Camila optou pelas adegas climatizadas e pelo cooktop portátil, que são funcionais e não ocupam muito espaço. A bancada foi toda produzida em madeira de demolição (painel e armário), assim como a mesa de jantar e os bancos.

Área gourmet na parte externa ou quintal integrada da casa

Foto: Divulgação

Varanda com área gourmet

Neste projeto, assinado pela arquiteta Beth Rosso e com armários planejados oferecidos pela marca Kitchens, a cozinha externa foi montada junto à varanda, complementando a área de lazer do imóvel. Dando personalidade ao espaço gourmet, Beth mesclou o estilo rústico da mesa de jantar e do banco, feitos em madeira de demolição, com o design moderno das cadeiras vermelhas Panton. Pastilhas de cerâmica brancas e de aço, no espaço entre a coifa e o cooktop, dão graça à parede.

Texto: Danielle Nagase/Colaboradora

LEIA TAMBÉM