CASA & DECOR

Apartamentos pequenos: aposte nos móveis planejados!

Veja como a arquiteta Andrea Pontes transformou este apartamento pequeno em um espaço bonito e funcional com a ajuda dos móveis planejados!

None
Foto: Rafael Renzo/Divulgação

por Redação Alto Astral
Publicado em 05/12/2016 às 17:35
Atualizado às 16:55

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Planejar um apartamento pequeno que fosse funcional para toda uma família de São Paulo foi a tarefa desafiadora da arquiteta Andrea Pontes. Para realizar o projeto, a arquiteta usou e abusou da mercearia sob medida, visto que é um ótimo recurso para quem quer aproveitar da melhor forma possível o espaço. Com todas as medidas da casa, Andrea entrevistou os moradores – um adolescente, uma criança e um casal – e, sabendo tudo o que o dono de cada espaço gostaria de guardar, planejou os móveis. Confira o resultado!

Ambiente de um apartamento pequeno decorado com tons de cinza e amarelo

Foto: Rafael Renzo/Divulgação

Ambiente divertido

Em menos de 8m², Andrea projetou um quarto para um adolescente que reúne dormitório, guarda-roupa e mesa para estudo. “Sob a cama feita sob medida há nichos, em que são possíveis dispor de caixas de fibra para organizar roupas de cama e banho, livros e cadernos”, explica. Em relação à paleta de cores escolhida, o amarelo transmite jovialidade e o cinza tem a função de neutralizar e equilibrar o colorido.

Quarto de adolescente em tons de amarelo e cinza

Foto: Rafael Renzo/Divulgação

Cantinho da brincadeira

Por meio de nichos e móveis planejados, o quarto da menina apresenta guarda-roupa, mesa de estudo ou desenho, tapete para brincadeiras e porta-revistas, além – é claro – da cama. “O espelho na porta do armário tem a função de duplicar as imagens e dar a sensação de amplitude. E a mesa sem gavetas deixa a decoração mais leve”, revela Andrea.

Quarto infantil de menina em tons de branco e rosa

Foto: Rafael Renzo/Divulgação

  • É importante planejar os móveis em uma altura adequada para que a criança consiga alcançar os objetos.

Ambiente relaxante

O desafio no quarto do casal foi encaixar a cama e o guarda-roupa que organiza o vestuário de duas pessoas. As portas de correr do armário espelhado ajudam a economizar o espaço e os criados-mudos em formato de nichos deixam o cantinho mais versátil e funcional para o dia a dia! “Nesse dormitório, usei tons mais sóbrios e neutros para trazer calma e aconchego”, comenta a arquiteta.

Quarto de casal em tons neutros

Foto: Rafael Renzo/Divulgação

  • O acabamento em MDF na cabeceira da cama e do armário deu um toque de sofisticação ao ambiente.

Espelhos e nichos

Assim como no restante do apartamento, nos banheiros foram dispostos espelhos de parede a parede, acima da bancada da pia, e também foram coladas caixas de vidro para servirem como nichos.

Banheiro com detalhes em vidro

Foto: Rafael Renzo/Divulgação

Área em comum

A cozinha e as salas de jantar e estar foram integradas para que o lugar pudesse ser melhor aproveitado. “Para não perder espaço, eu projetei um balcão tipo americano e, embaixo dele, nichos que servem para guardar pratos pequenos, garrafas de água, azeites e objetos decorativos”, conta Andrea.

Sala e cozinha com detalhes em cinza e amarelo

Foto: Rafael Renzo/Divulgação

Dicas da arquiteta

  • Utilize eletrodomésticos que tenham mais de uma função, como uma máquina de lavar-roupas que funcione como lava e seca, ou então um micro-ondas que funcione como forno também;
  • Os espelhos ajudam a ampliar os espaços, pois duplicam tudo que está ao alcance da visão;
  • Em apartamentos pequenos, evite rebaixar o teto com forro de gesso. A dica para ter uma iluminação de destaque é usar trilhos de decoração com spots.

Texto: Bruna Giorgi

LEIA TAMBÉM