CASA & DECOR

Este ambiente integrado é perfeito para receber os convidados!

O espaço possui móveis multiúso e é perfeito para receber os convidados! Confira os truques que os profissionais utilizaram para otimizar cada cantinho e garantir o máximo de conforto no ambiente integrado

None
Foto: Dhani Borges

por Redação Alto Astral
Publicado em 10/09/2018 às 12:13
Atualizado às 17:38

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

As arquitetas Evangelina Campos e Ju Olivetti, da Campos & Olivetti Arquitetas Associadas, elaboraram este espaço integrado de 30m² com o objetivo de criar um refúgio para os moradores, que precisavam de um cantinho acolhedor em meio à correria da cidade grande, e também para que eles pudessem receber os convidados da melhor maneira. O minimalismo foi um conceito empregado na arquitetura, visando ter no local apenas o necessário, sem acúmulos e, consequentemente, sem bagunça.

Em um só lugar

Para garantir um ambiente único e com várias funções, foi projetada uma marcenaria que comporta todos os elementos necessários para uma maior integração e interação. “A ideia é que se possa utilizar a cozinha como sala, e vice-versa, interagindo com todos os ocupantes do espaço”, explicam Evangelina e Ju.

Arrumadinho!

Cada peça do local, mesmo de decoração, foi escolhida para cumprir alguma função. “As mesas de centro possuem tampos removíveis que permitem guardar jogos e outros objetos; o tonel adaptado para garrafas e taças faz o papel de bar; o banco da mesa de sinuca guarda os tacos e as bolinhas; as caixinhas organizadoras foram usadas como prateleiras para livros de receitas”, detalham as arquitetas.

sala de jantar com telas e quadros

Foto: Dhani Borges

Para receber os convidados

A mesa de sinuca foi escolhida para compor o cômodo, pois combina com o espírito descontraído e irreverente do carioca. “Por ter duas funções, mesa de sinuca e de jantar, ela atendeu ao nosso desejo de transformar o espaço em um ambiente com múltiplas funções”, ressaltam as profissionais.

sala pequena com plantas

Foto: Dhani Borges

Toque verde

Pensando em complementar o ar aconchegante do cantinho, as arquitetas planejaram um jardim vertical, que deu um charme especial ao lugar. Elas optaram pelas bromélias e samambaias, presentes na vegetação do Rio de Janeiro. As plantas utilizadas são naturais e, segundo as profissionais, foram plantadas em um sistema de bolsa viva, que são as bolsas feitas de material reciclável.

Projeto: Campos & Olivetti Arquitetas Associadas, Rio de Janeiro – RJ

LEIA TAMBÉM