4 dicas para fazer a limpeza após o Carnaval

Decidiu comemorar entre a família, mas não sabe por onde começar aquela geral na casa? Veja dicas de limpeza após o Carnaval

Lembre-se de envolver as pessoas que participaram da festa na hora da limpeza
Lembre-se de envolver as pessoas que participaram da festa na hora da limpeza - Shutterstock

por Loyane Lapa
Publicado em 26/02/2022 às 17:00
Atualizado às 17:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

As comemorações de Carnaval ficaram um pouco diferentes, não é mesmo? Com o surgimento de uma nova onda de Covid-19, a folia na rua foi cancelada. Mas isso não impede você de fazer uma festa mais intimista, com as pessoas que residem com você, afinal, o espírito de festa continua entre os brasileiros. Por isso, vale a pena apostar em muita serpentina, confete e glitter pela casa, viu?

O problema é quando a folia acaba! A hora da limpeza é a mais temida, principalmente se você aposta em enfeites para dar um pouco mais de vida aos enfeites. Por mais que você faça uma boa limpeza, ainda sobra um resquício de glitter pela casa… E é justamente esse momento que acaba tirando o sono de muita dona de casa por aí!

Pensando na trabalheira que dá, a Alto Astral separou algumas dicas que podem ajudar você na limpeza após o Carnaval. Para isso, contamos com a ajuda da influenciadora Luanna Rodrigues, que atua nas redes com dicas para casa. Confira: 

Confetes, serpentinas e glitter espalhados
Com os itens corretos, dá para limpar a casa sem precisar se preocupar com a sujeita (Foto: Shutterstock)

1. Dando adeus ao glitter pela casa

“Todo carnaval tem seu fim”, já dizia Los Hermanos, né? Mas, aparentemente, essa música não funciona para o glitter. Utilizá-lo para decorar alguma coisa é praticamente sinônimo de dor de cabeça por conta da hora da limpeza, justamente porque ele gruda em todas as superfícies da casa, bem como na pele e nas roupas. 

Por isso, é muito importante ter os produtos certos para retirar o glitter da casa. Segundo Luanna, uma boa dica é utilizar rolinhos adesivos e mop: “Para roupas e estofados, indico o uso de rolos adesivos. Eles serão bastante efetivos na remoção do glitter. Já se o material se espalhou pelo chão, o mop pode ser um bom aliado na hora da limpeza”.

Então, já sabe, né? Se o glitter se espalhar por alguma superfície, esses itens domésticos serão os seus maiores aliados!

2. Acabando com as serpentinas e confetes

Outros dois itens que não podem faltar na folia de carnaval são os confetes e a serpentina! São eles quem dão aquele ar de festividade que o Carnaval pede. Porém na hora da limpeza, eles são tão caóticos quanto o glitter.

Para isso, Luanna recomenda que a importância de limpar na hora. Até porque, após o uso a serpentina e os confetes se espalham com muita facilidade para outros cômodos da casa. 

“Fez a brincadeira, já junta tudo em um cantinho. Se der pra recolher na hora, melhor ainda. Esse tipo de produto costuma grudar e enroscar no pé, facilitando a locomoção da sujeira pela casa”, confirma a influenciadora. 

Nesse sentido, só mesmo uma boa vassoura e pá para resolver. Só vale atenção o modelo e o tipo de piso em que você fará a limpeza. Com a vassoura certa, é possível fazer a limpeza correta e ainda fazer seu produto durar por mais tempo. 

Mulher espalhando confetes
Agora você pode curtir o Carnaval sem se preocupar com a limpeza pós-festa (Foto: Shutterstock)

3. Lavar a louça de imediato

Por mais que essa seja uma tarefa chata, é válido lavar a louça de imediato. Essa é uma ótima maneira de evitar o acúmulo na pia e ainda ajuda a prevenir a Covid-19, já que assim não é necessário que as pessoas compartilhem itens como copos, talheres e pratos num momento tão perigoso de contágio! 

Porém, a lavação de louças não precisa sobrecarregar apenas uma pessoa, viu? Você pode incentivar a cada um a fazer a sua parte – nada mais justo.

“Acaba sujando mais louça, porém é mais seguro. Mas se cada um lavar o seu, não pesa pra ninguém e o dono da casa pode curtir numa boa também”, aconselha Luanna. 

4. Se livrando das “espuminhas” de Carnaval

Outro item muito popular durante o período de Carnaval são as espumas. Esse é um item muito querido pelas crianças e provoca uma sujeira daquelas! Mas, você sabia que essas espuminhas também são perigosas

Luanna Rodrigues alerta que: “além de ter efeitos nocivos à pele e aos olhos, o item pode deixar pisos escorregadios. Por isso, a dica é fazer uma higiene completa do espaço onde a brincadeira for feita”, conclui.

Viu como com as orientações corretas, tudo fica mais fácil? Agora é hora de colocar todas essas dicas valiosas em prática. Mãos à obra!

Fonte:Luanna Rodrigues, influenciadora digital e parceira da Bettanin

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.