4 dicas de decoração para casas com pets

Profissional dá dicas de como integrar cães e gatos ao ambiente por meio da decoração!

É muito importante pensar nos bichinhos na hora de idealizar a decoração da casa
É muito importante pensar nos bichinhos na hora de idealizar a decoração da casa - Shutterstock

por Mayra Cardozo
Publicado em 10/02/2022 às 21:00
Atualizado às 21:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Você já parou para pensar que a decoração da sua casa, além de estar alinhada com as suas necessidades, também precisa levar em conta os seus pets? Pois é!

Inclusive, a adaptação de alguns ambientes da casa é uma das medidas recomendadas para quem está pensando em adotar um bichinho.

Mas não se preocupe, existem algumas dicas simples que podem te ajudar nessa missão de deixar a decoração do seu lar mais apropriada para o seu cão ou gato, sem deixar de lado as suas próprias necessidades! “Com soluções viáveis e criativas é possível ter um projeto personalizado para o pet e seu dono, sem abrir mão do conforto, praticidade e segurança”, explica a arquiteta e designer de interiores Milleni Marzolla.

Veja a seguir as 4 dicas de decoração da especialista para você e seu pet aproveitarem ao máximo os ambientes da casa:

Cantinho Gourmet

Segundo Milleni, os pets precisam ter um local delimitado para a alimentação. Assim, vale separar um cantinho da casa especificamente para isso, colocando lá comedouros e até uma fonte, para que a água do seu bichinho esteja sempre fresquinha e renovada!  

cachorro com água
Separar um "cantinho gourmet" para os pets é uma das recomendações para a decoração de casas com cães ou gatos - Shutterstock 

Circulação dos pets

Uma das coisas mais importantes em uma casa com cães ou gatos é que eles consigam circular pelo ambiente com facilidade e segurança, né? Para isso, soluções de marcenaria podem ser uma boa pedida!

Nichos, prateleiras, rampas e até escadas para animais de pequeno porte são ótimos para ajudar os pets a ter acesso aos diferentes ambientes do lar quando o tutor não estiver presente.  

No caso de casas com gatos, também é interessante adicionar cordas, prateleiras suspensas e caixas higiênicas. Já os cachorros precisam de mais áreas livres e mobiliários vazados para terem uma melhor circulação pelos ambientes.

Piso

Até mesmo o piso da casa deve ser pensado levando em conta os pets, sabia? De acordo com Milleni, uma boa escolha nesse sentido é o piso vinílico, uma vez que ele é antiderrapante, oferece conforto térmico e sua manutenção é fácil.

Plantas e pets

Plantas também são uma ótima opção em casas com animais, mas é necessário tomar muito cuidado! Algumas plantas podem ser venenosas para cães ou gatos, então é importante pesquisar sobre as espécies antes.

gato e plantas
Cuidado com plantas que possam ser prejudiciais para o seu bichinho! - Shutterstock

Fonte: Milleni Marzolla, arquiteta e designer de interiores do Studio M2 Arquitetura

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.