3 dicas para acabar com o bolor, o mofo e o limo na calçada

No inverno, os truques para acabar com o bolor, o mofo e o limo na calçada são ainda mais necessários; veja como eliminá-los

A limpeza da calçada é muito importante para evitar quedas
A limpeza da calçada é muito importante para evitar quedas - Shutterstock

por Mayra Cardozo
Publicado em 04/06/2022 às 11:00
Atualizado às 11:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Mofo, bolor e limo são problemas muito comuns em ambientes externos, como as calçadas, e se formam principalmente durante a estação mais fria do ano, o inverno. E Isso acontece justamente devido à umidade que se acumula nessas áreas.

Além de passar uma aparência de sujeira, o limo pode ser extremamente perigoso, já que a superfície fica escorregadia, podendo levar pessoas a escorregões, quedas e até acidentes mais graves. Ou seja, não dá para descuidar, né?!

Remover toda essa sujeira pode parecer uma tarefa difícil, ainda mais com uma rotina corrida e tantos afazeres. Por isso, separamos 3 dicas da especialista em limpeza Priscila Castro para eliminar mofo, bolor e limo da calçada com mais facilidade:

produtos
É importante escolher os produtos certos na hora de fazer a limpeza da calçada - Shutterstock

Ignore fórmulas milagrosas!

Provavelmente, você já tentou fazer essa remoção de inúmeras formas e não obteve sucesso. Na internet, é comum encontrar dicas que envolvam misturas supostamente milagrosas, como vinagre com sabão ou bicarbonato de sódio.

Porém, elas não são a melhor opção para esse tipo de limpeza, viu? O ideal é utilizar produtos desenvolvidos especialmente para a tarefa. Isso porque as misturas podem ser menos eficazes e ainda têm a possibilidade de causar algum dano ao calçamento.

Escolhendo o produto certo para tirar limo da calçada:

Uma limpeza rápida — porém completa e eficaz — é a melhor solução para otimizar o seu tempo. E, para isso, o primeiro passo é a escolha dos produtos. Opte por aqueles desenvolvidos especialmente para remoção de limos e fungos, já que eles apresentarão um desempenho melhor nesta tarefa.

Além disso, pesquise sempre antes quais são as marcas mais confiáveis para comprar esses tipos de produtos. Veja também as funções de cada produto, já que alguns deles conseguem também combater germes, bactérias e clarear revestimentos, por exemplo, o que é uma vantagem a mais.

Deixe agir por 10 minutos

Após aplicar o produto na área desejada, deixe agir por no mínimo 10 minutos antes de esfregar a solução com o auxílio de uma vassoura e enxaguar com água (sem se esquecer de usar apenas o necessário, para não gastar água demais, viu?). Isso vai ajudar na eficácia da limpeza. Agora, mãos à obra e boa limpeza!

Fonte: Priscila Castro, franqueada e especialista em limpeza da Ecoville.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.