Carnaval de rua em Salvador: dicas para você aproveitar a folia!

O Carnaval de rua de Salvador é um dos mais aguardados todos os anos no país. Quer conhecer mais? Leia a matéria e planeje já o seu feriadão!

- Fotos: Divulgação

O Carnaval de rua de Salvador é um dos mais esperados em todo o país. Além da paisagem pra lá de convidativa, o astral dos baianos e do axé faz a comemoração ser uma das mais inesquecíveis – tanto que vários gringos fazem questão de conhecer!

Se você já está se planejamento para o Carnaval 2017 e quer saber um pouco mais dos tradições blocos de rua, confira os detalhes, a seguir!

carnaval-rua-salvador

Fotos: Divulgação 

Circuitos

Os trios elétricos com grandes nomes da música baiana como Bell Marques, Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Claudia Leitte e Durval Lelys são as atrações mais esperadas nos circuitos que, nada mais é do que aquela multidão que acompanhamos pela tevê.

Campo Grande ou Osmar: é o percurso de Carnaval mais tradicional da capital baiana. São, aproximadamente, quatro quilômetros em cinco horas de muita festa. Ele passa pela Avenida Sete, Praça Castro Alves e encerra na Avenida Carlos Gomes.

Os blocos mais conhecidos do Carnaval de rua de Salvador que costumam de apresentar são: É com esse que eu vou, As muquiranas, Trio Alegria, Conexão Tribal, Araketu e  Vamos Nessa.

circuito-campo-grande

Foto: Divulgação

Barra Ondina ou Dodô: são 4,5 km de trio elétrico, festa e praia, muita praia – o que chama a atenção dos foliões! É considerado relativamente novo por quem já está acostumado a curtir o Carnaval por lá! A duração é de, aproximadamente, cinco horas.

Ele tem uma qualidade um pouco melhor do que o de Campo Grande em relação à estrutura, planejamento e localização. Há quem tenha elegido ele como o trajeto preferido! Segundo o portal Carnaval de Salvador, os principais blocos desse circuito são Camaleão, Balada, Crocodilo, Muzenza, Cortejo Afro, Araketu, Vem Sambar, Coruje, e Meu e Seu.

Outros circuitos: Barra Ondina e Campo Grande são os mais famosos, mas você também pode optar por Circuito Batatinha (Pelourinho), Orlando Tapajós, Mestre Bimba, Sérgio Bezerra ou o contra-fluxo na Praça Castro Alves.

circuito-barra-ondina

Foto: Divulgação 

Blocos

Vamos tentar definir: a atração principal do Carnaval de rua de Salvador, a cereja do bolo, o lugar privilegiado.

Segundo o portal Carnaval de Salvador, o esquema é assim: “a grande maioria dos blocos são pagos e comercializam abadás que possibilitam a permanência de um público seleto, dentro de um cordão de isolamento, com maior proximidade em relação ao trio elétrico.” – bom, muito bom, não é? Quem não quer ver os grandes nomes do axé bem de perto?

As vantagens são muitas e compensam quando pensamos na multidão de foliões. Os principais blocos do Carnaval de rua de Salvador contam com uma boa equipe de segurança, com carros de apoio que oferecem o bar, sanitários mais equipados e equipe de enfermaria de prontidão. Existe uma idade mínima também. Em geral, é exigido que o folião tenha, pelo menos, 16 anos.

Camarotes

Considerados por muitos como a elite máxima do Carnaval na Bahia. O acesso varia: alguns são restritos para celebridades e autoridades, outros têm venda de convites. O Camarote Salvador é o mais tradicional com pacotes de “all inclusive“, em que você paga para utilizar todos os serviços sem restrição. Olha só o que tem: espaço beauty, bares e espaço gourmet, posto médico, banheiros e um spa com massoterapia. As informações são do site Folia Bahia. Os valores deste, por exemplo, variam de R$ 990,00 a R$ 1.690,00 dependendo do dia, pacote e sexo. Para as mulheres, os preços são mais em conta.

carnaval-salvador

Foto: João Ramos 

Arrastões – do bem!

Este é o nome dado para o pós-Carnaval. Lá em Salvador a folia não acaba com o feriado e a Quarta-feira de Cinzas também é dedicada ao esquema trio-camarotes-foliões. Eles percorrem os dois circuitos mais tradicionais e a energia é tão incrível quanto nos quatro dias oficiais!

Serviços sobre o Carnaval de rua de Salvador

E aí, interessou? Para quem ficou cheia de vontade de aproveitar o Carnaval de rua de Salvador durante o Carnaval, separamos alguns pacotes de serviços que podem te ajudar! Mas atenção: os preços estão sujeitos à alteração sem aviso prévio e as reservas devem ser feitas diretamente com os sites, ok?

1. Passagens

Quer ir e voltar de Salvador de forma rápida e prática? Algumas companhias aéreas estão oferecendo passagens de ida e volta a partir de 1.800 reais com saída de São Paulo na sexta e retorno na terça. Você pode conferir clicando aqui. Quem busca uma opção mais econômica, porém um pouco mais demorada, pode apostar nas passagens de ônibus, que custam cerca de 450 reais. Confira clicando aqui.

2. Diárias

Para quem está afim de passar os 5 dias de Carnaval em Salvador, existem hotéis oferecendo pacotes a partir de 950 reais. Você pode conferir clicando aqui.

Família com bagagem indo viajar

FOTO: Shutterstock

LEIA TAMBÉM

 

Texto: Loyce Policastro e Thamires Motta/Colaboradoras

Design: Júlia Santini/Colaboradora

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência