6 características de um empreendedor para fazer sucesso em qualquer cenário

Comece um novo projeto com grandes chances de trunfo ou torne o seu ainda mais produtivo

características do empreendedor
Foto: Shutterstock

Ser proprietário de uma empresa nem sempre significa ter as características do empreendedor, por isso muitos negócios fracassam em seus primeiros anos ou não sobrevivem em tempos turbulentos. O êxito de um bom administrador não depende apenas de uma ótima ideia ou do capital necessário para implementá-la.

Inúmeras pessoas têm ideias interessantes e muito dinheiro para aplicar, mas não conseguem triunfar em seus investimentos. Para tratar do assunto, a empresária e co-fundadora da AGE GROUP, Georgia Roncon, listou seis pontos que todo empreendedor deve ter para manter sua companhia produtiva, mesmo em cenários caóticos.

As principais características do empreendedor brilhante

1. Ter uma grande motivação pessoal

O sucesso de qualquer iniciativa depende de muito esforço, determinação e perseverança. Muitas vezes, quando o empreendedor trabalha sozinho, e não tem que prestar contas perante outra pessoa, sente dificuldade para perseverar em seu planejamento inicial. Para dedicar-se ao seu plano e seguir em frente — sem que esteja recebendo um salário ou qualquer feedback que o incentive —, é necessária muita disciplina.

2. Ter flexibilidade e senso de oportunidade

A flexibilidade é outra característica importante para todo empreendedor que quer permanecer competitivo no mercado. É preciso também ficar atento as tendências e ter senso de oportunidade para adotar alterações nos seus serviços e produtos sempre que for necessário.

Muitas vezes, ser flexível na sua forma de pensar, é essencial para encontrar solução dos problemas fora dos padrões já estabelecidos, usando de criatividade para garantir o sucesso do empreendimento.

3. Ter paixão e autoconfiança

Empreendedores de sucesso são apaixonados. Eles se sentem profundamente conectados com seu produto, serviço ou missão. A paixão sempre ajuda a encontrar motivação e autoconfiança para enfrentar o desânimo, o cansaço e seguir adiante.

Perder o amor pode ser um indício de que é hora de mudar os rumos ou de negócio. Existem muitos empreendedores que criam negócios de sucesso, os vendem e depois criam outra coisa que os façam se apaixonar novamente. Então, esteja apaixonado pela sua ideia ou siga para outro caminho.

Para além das características pessoais, todo empreendedor precisa também buscar conhecimentos para conquistar espaço no mercado.

4. Estudar o que e como deve oferecer um produto ou serviço ao mercado

Ser capaz de se posicionar e ajustar conforme necessário é uma das mais importantes características do empreendedor. Para tanto, você precisa saber onde seu produto ou serviço se encaixa no mercado e quando é a hora de ajustar um pouco as coisas. Outra coisa importante é decidir se você deve ser a cara do negócio ou se deve ficar nos bastidores.

5. Entender como calcular os riscos

Os empreendedores de sucesso sabem que, às vezes, é importante correr riscos. Jogar somente na zona de conforto quase nunca leva ao sucesso de uma empresa. Porém, não se trata de correr qualquer risco. Avaliar e ousar em situações calculadas, com maior probabilidade de compensação, é uma parte importante para qualquer empreendedor.

6. Aprender como fazer networking

O networking é uma parte essencial do empreendedorismo. Muitas vezes, conhecer a pessoa certa é o diferencial que leva ao sucesso de um negócio. Ser capaz de se conectar com outros e reconhecer oportunidades de parceria pode levá-lo ao seu objetivo. Descubra onde procurar chances de networking e faça questão de aprender como ser eficaz.

Texto por: Georgia Roncon.

Leia também: