Consumo de canela pode melhorar o aprendizado

A canela é muito conhecida por ajudar no processo de emagrecimento. Contudo, ela também colabora para o aprendizado e a memória.

O aprendizado pode ser favorecido com o consumo de canela
FOTO: Shutterstock

Você já imaginou alguma vez que a canela seria capaz de aprimorar o processo de aprendizado? Se isso parece loucura, saiba que esse fato não é uma mera suposição: foi comprovado por meio de testes!

 

A canela é termogênica e ajuda a potencializar a memória

FOTO: iStock e Getty Images

 

Pesquisadores sob a liderança do médico Kalipada Pahan, da Universidade Rush, em Chicago (Estados Unidos), analisaram o comportamento de alguns ratinhos para chegarem a essa conclusão. Os animais foram submetidos a testes de memória e aprendizagem em labirintos e, com isso, os cientistas descobriram quais deles eram bons “alunos” e quais eram ruins.

Depois disso, foi dado o próximo passo: os ratinhos considerados maus alunos tiveram a canela acrescentada às suas dietas, enquanto os outros mantiveram seus hábitos. Após esse experimento, os pesquisadores repetiram os testes cognitivos realizados no começo do estudo. E qual foi o resultado?

 

SAIBA MAIS:

3 hábitos que favorecem a saúde mental e a memória

Alimentos para turbinar sua memória!

Aprendizado: por que é importante estimular desde cedo?

 

Quando consumiam canela, os animais que antes tinham menor desempenho cognitivo aumentavam sua capacidade de aprendizado e de memória. Esse efeito, provavelmente, é decorrente da ação da canela no hipocampo – área do cérebro essencial na formação de novas memórias e para a aprendizagem. Agora, os cientistas planejam avaliar se esses mesmos efeitos se repetem nos humanos.