Caminhada: veja 5 benefícios desse exercício para sua saúde!

Tão fácil, simples e acessível, a caminhada é um exercício democrático, que pode ser praticado por quase todo mundo e traz uma série de benefícios!

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FOTO: Shutterstock

A caminhada é considerada pelos especialistas como o exercício mais acessível, uma vez que não possui restrição de idade ou condicionamento físico e nem local ou equipamentos apropriados. Não exige muito esforço, pode ser relaxante e é ideal para quem tem pouco tempo ou não quer gastar com academia. Em casa é possível investir em uma esteira e ainda aliar mais praticidade. Confira 5 motivos para aderir à caminhada!

 

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1. Emagrece

“Apenas o estímulo da caminhada em praticantes sedentários, no início, tem os seus benefícios, pois o corpo estava acostumado a gastar uma certa quantidade de calorias e, quando aumenta esse gasto diário, o processo de perda de peso surge”, aponta o educador físico Alberto Zeolla Vieira. Com apenas 30 minutos por dia você potencializa a dieta, já que o gasto calórico é de 300 a 500 calorias por hora.

2. Combate o inchaço

Pois contribui para a boa circulação do sangue, fazendo com que o risco de retenção hídrica seja menor. Aliada a uma alimentação saudável, você manda o inchaço para longe!

3. Controla o diabetes

Indispensável para portadores da doença, pois, durante a prática, a insulina é produzida em maior quantidade, graças à estimulação do fígado e do pâncreas. Quanto mais insulina no sangue, maior é a capacidade de as células absorverem glicose.

 

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4. Aumenta a criatividade

Um estudo realizado nos Estados Unidos afirmou que o exercício pode, sim, ter ligação com a criatividade. A pesquisa, que envolveu 176 pessoas, mostrou que eles tinham ideias melhores quando estavam caminhando do que paradas em uma cadeira.

5. Melhora o sono

Caminhar faz com que o corpo aumente a produção de substâncias como a adrenalina, que da mais dispostos durante as horas depois do exercício, e a serotonina, o hormônio da felicidade, que relaxa o corpo. Além disso, ao chegar no final do dia, o organismo desacelera mais rápido.

Consultoria Alberto Zeolla Vieira, educador físico