Personagens inesquecíveis: Camila, Laços de Família (2000)

A atriz Carolina Dieckmann protagonizou uma das cenas mais marcantes da televisão brasileira quando raspou a cabeça por conta de um câncer

Nas fotos, a atriz Carolina Dieckmann está como a personagem Camila de Laços de Família. Ambas as fotos do seu rosto: uma em que ela olha para o lado, e a outra em que protagoniza a cena na qual a personagem raspa a cabeça.
Por Erika Alfaro - 20/12/2018

Fotos: Divulgação e Roberto Steinberg/TV Globo

Quem não se lembra da menina que morava no exterior e chegou para abalar a relação da mãe com o namorado? Camila (Carolina Dieckmann), logo que pisou no Brasil, foi morar com a mãe, Helena (Vera Fischer), e virou melhor amiga de Edu (Reynaldo Gianecchini), seu “padrasto”. Não demorou muito para que essa amizade passasse para algo a mais, balançando o ambiente familiar. Relembre a história de Camila de Laços de Família!

Camila e Edu

Mesmo sabendo que a mãe era apaixonada pelo gato, a jovem não abriu mão da sua paixão por Edu. Como o sentimento maternal falou mais alto, Helena saiu de cena e resolveu deixar que os dois vivessem essa relação.

Leucemia

Casada, Camila já estava grávida de Edu e achou que, enfim, seria feliz com o homem que escolheu para a viver ao seu lado para sempre. Mas a perda do bebê mostrou que a luta estava só começando. Depois desse choque, a jovem teve que lidar com outro: ela estava com leucemia. E, para se curar, precisava receber de transplante para receber a medula óssea do seu irmão.

A cena

Com o tratamento contra o câncer, assim como acontece com pessoas na vida real, o cabelo da personagem ficou fragilizado, e Camila decidiu cortar tudo de uma vez. Dessa forma, em uma das cenas mais memoráveis e marcantes da teledramaturgia brasileira, Carolina Dieckmann raspou a cabeça de verdade. Tudo isso ao som de sua música tema na trama, Love By Grace, da cantora Lara Fabian, que conferiu um tom ainda mais emocionante ao momento nos bastidores e quando a sequência foi ao ar. Relembre:

Uma curiosidade interessante sempre citada pela atriz em entrevistas é que a cena não estava programada para entrar na novela. O momento seria gravado para uma campanha de doação de medula óssea, mas, na trama, Camila já apareceria com a cabeça raspada.

Segredo revelado

A doença de Camila de Laços de Família fez com que Helena revelasse que seus dois filhos só eram irmãos por parte de mãe, já que os pais eram diferentes. A notícia deixou todos chocados, e, pior, impediu que o transplante fosse realizado, pois o rapaz não era compatível para a doação.

Com essa revelação, Helena foi atrás de Pedro (José Mayer), o pai de Camila, com a ideia de engravidar novamente para salvar a filha. Assim nasceu Vitória, que conseguiu curar a irmã.

Gostou de relembrar a história de Camila de Laços de Família? Confira outros conteúdos em nossa série de personagens inesquecíveis!

LEIA TAMBÉM

Texto:  Aline Campanhã/Colaboradora e Érika Alfaro| Edição: Érika Alfaro