Cambará do Sul: conheça a terra dos cânions e suas atrações de aventura

Passeios off-road, de bote, bike, rapel e trilhas são os motivos que atraem os turistas mais aventureiros para Cambará do Sul.

Cambará do Sul
FOTO: Reprodução/Instagram

Também conhecida como Terra dos Cânions, Cambará do Sul – no estado do Rio Grande do Sul – reserva um belo atrativo para quem busca o turismo de aventura. No topo das cidades mais frias do Brasil, não é somente o inverno que atrai visitantes para a cidade.

Canyon Fortaleza - Cambará do Sul

O Canyon Fortaleza está localizado no Parque Nacional da Serra Geral. Foto: Instagram / cambaradosulturismo

Em Cambará do Sul estão localizadas as sedes do Parque Nacional de Aparados da Serra e do Parque Nacional da Serra Geral, que têm como pontos turísticos os cânions Fortaleza, Itaimbezinho, Malacra e Churriado, velhos conhecidos dos amantes do turismo de aventura.

Cambará do Sul - Canions

Os Canyons proporcionam paisagens deslumbrantes. Foto: Instagram / daniloborges07

Apesar do potencial em explorar o ecoturismo, a cidade ainda mantém hábitos antigos. Com seus pouco mais de seis mil habitantes, o povo é hospitaleiro e a cidade aconchegante. É possível até presenciar reuniões familiares ao redor do fogão à lenha.

A culinária típica agrada qualquer visitante: pinhão na chapa e churrasco na vala acompanhados de um bom vinho, produzido por ali mesmo pelos colonos italianos, ou um típico chimarrão gaúcho.

Foto de uma rua de Cambará do Sul

Cambará do Sul é uma cidade pequena e muito simpática. Foto: Instagram / demochilaebatom

Opções não faltam para explorar a obra da natureza na região. Os mais radicais podem optar pelos passeios off-road, de bike, bote ou rapel. Inclua no roteiro o cânion Itaimbezinho, que tem quase 6km de extensão e 720 metros de altura, do Vértice, Cotovelo, Rio do Boi, e as cascatas Véu da Noiva e das Andorinhas, no Parque Nacional de Aparados da Serra.

Já no Parque Nacional da Serra Geral estão os famosos cânions Fortaleza, Churriado e Malacara. São diversas trilhas, com níveis de dificuldade variados. Estando preparado, faça a travessia do cânion Josafaz, que leva três dias de caminhada com duas noites de acampamento. O percurso de 41km reserva grande beleza, passando pela borda do cânion e contemplando campos de altitude, matas de araucária, morros e arroios.

Cambará do Sl - Cânion Itaimbezinho

Cânion Itaimbezinho. Foto: Instagram / luucastr

 

LEIA TAMBÉM

 

Texto: Redação Edição: Érica Aguiar