Do que seu cabelo precisa? Adote o tratamento certo para cada problema!

Não quer ir até o salão? Adote um tratamento para cada tipo de problema (fios opacos, ressecados ou quimicamente tratados) e recupere as madeixas

mulher fazendo tratamento de hidratação nos cabelos
Foto: Shutterstock.com

O princípio é simples: o fio que não possui água suficiente fica com aquele aspecto seco e sem vida. Mas ressecamento não é o único problema estético que um fio desidratado apresenta. Em linha gerais, cabelos com pouca água também ficam sem brilho e com as fibras capilares enfraquecidas, quebrando com facilidade. Para piorar, se o motivo da desidratação das madeixas for resultado de coloração ou de algum outro procedimento químico, isso também pode significar que seus cabelos estão carentes de aminoácidos e outros nutrientes. Para driblar esses problemas, uma boa saída é associar um tratamento de salão quinzenal ou mensal com receitas caseiras que podem ser aplicadas semanalmente. Confira, a seguir, as indicações de hidratações caseiras para cada tipo de problema.

mulher fazendo tratamento de hidratação nos cabelos

Foto: Shutterstock.com

Tratamento para ressecamento profundo

Os nutrientes que podem dar conta do recado são aqueles encontrados nas proteínas do leite, que não só hidratam profundamente como também restauram a fibra capilar. Outra dica são os produtos profissionais com chocolate, que aliam na sua fórmula laticínios e cacau.

  • Tratamento caseiro: numa vasilha, misture 1/2 abacate maduro e 1/2 pote (100ml) de iogurte natural. Passe a mistura nos cabelos, massageando os fi os suavemente. Enxágue com água abundante depois de 1 hora.

Ressecados por coloração

As grandes estrelas desse tipo de tratamento são os óleos de origem vegetal. Além de hidratar profundamente, eles possuem agentes que nutrem e reestruturam os fios, sendo ideais para casos em que as madeixas foram agredidas pelo excesso de química. No dia a dia, valem receitas caseiras com castanha, azeite e abacate. Já no salão, opte por máscaras com proteínas do arroz, manteigas e que tenham filtro solar. Esse último impede que a cor desbote com facilidade quando exposta ao sol.

  • Tratamento caseiro: moa 3 nozes e misture com 1 xícara (200ml) de azeite. Despeje a receita num recipiente tampado e deixe repousar 2 dias ao abrigo de luz e calor. Aplique a mistura nos cabelos com ajuda de um pente. Caso as madeixas fi quem muito oleosas, lave-as com um pouco de xampu, mas sem fazer muita espuma. Finalize enxaguando os fios.

Fios opacos

Junto com a água, fios ressecados também perdem sua oleosidade natural, responsável por dar brilho. Drible o problema usando a babosa, que garante luminosidade aos cabelos. Já os produtos profissionais devem ter óleos vegetais, presentes nas manteigas de cupuaçu, karité e cacau.

  • Tratamento caseiro: pressione talos de babosa até extrair seu gel. Aplique nos cabelos e espalhe por toda a extensão dos fios utilizando um pente. Deixe agir durante 1 hora. Lave com água para retirar o excesso do gel.

Fios quebradiços

O segredo para que os cabelos voltem a ter resistência é utilizar ingredientes que estimulem a circulação e o metabolismo do couro cabeludo, controlando a oleosidade e fortalecendo novamente os fios. No dia a dia, receitas caseiras com alecrim (ou com seu óleo essencial) são ideais para deixar as madeixas menos vulneráveis às quebras. Já no salão, opte por produtos que possuam bambu ou ceramidas, tipo de gordura que recupera a elasticidade dos fi os.

  • Tratamento caseiro: misture 2 colheres (sopa) de mel, 1 colher (sopa) de óleo de amêndoas, 1 gema de ovo, 3 gotas de óleo essencial de alecrim e 3 gotas de óleo essencial de lavanda. Molhe os cabelos com água morna e aplique a mistura, massageando os fi os suavemente. Cubra os cabelos com uma touca plástica e deixe a mistura agir por 30 minutos. Ao final, enxágue com água morna e aplique um xampu para remover os resíduos da máscara.

Consultoria: Red Door Salon & Spa, de São Paulo (SP) , (11) 3045-5586; livro Doce Vôo da Juventude, de Alex Botsaris, Editora Objetiva; livro Manual da Beleza Inteligente, Editora Nova Cultural; livro 1001 soluções naturais, Publifolha

LEIA TAMBÉM