7 cuidados caseiros e essenciais com os cabelos tingidos

Aposte nessas dicas e mantenha os fios lindos, saudáveis e hidratados

cabelo tingidos em casa
Foto: Shutterstock

Resolveu mudar o visual e pintar os fios? O resultado nos primeiros dias é quase sempre lindo, porém, para que ele dure mais tempo e continue brilhoso, macio e saudável, é necessário manter uma rotina de reparação constante. A fim de evitar aquele aspecto seco e quebradiço, nós separamos algumas dicas essenciais de cuidados com o cabelo tingido em casa.

O passo a passo vai desde a utilização dos produtos certos na hora do banho a hidratação com óleos funcionais. Cada etapa pode ser feita facilmente, no conforto do seu lar, com utensílios que você já deve ter guardados.

A atenção que o seu cabelo tingido em casa precisa 

Shampoo e condicionador específicos

O primeiro passo é estar atento com os produtos que são aplicados no cabelo tingido em casa. O ideal é procurar por shampoos e condicionadores que são especialmente formulados para os fios com química, que geralmente possuem agentes de hidratação mais profunda e que ajudam a manter a cor sem que ela desbote tão rapidamente. Eles também costumam contribuir para que o brilho perdure por mais tempo.

Lavagem dos fios

Já sabe qual shampoo vai usar? Agora é hora de se atentar à temperatura da água escolhida para o banho. Evite ao máximo colocá-la muito quente! Além de abrir excessivamente as cutículas dos fios, que fazem com que eles percam nutrientes e fiquem mais fracos, a química feita também sai com mais velocidade. Por outro lado, a fria é uma ótima pedida, já que ajuda a fechar as cutículas do cabelo – contribuindo para que fique mais úmido e com a cor viva, sem desbotar.

Muita hidratação

Todo cabelo precisa de cuidados, ainda mais quando é submetido à procedimentos químicos. Para quem não sabe, a tintura retira uma camada dos óleos naturais dos fios, fazendo com que eles fiquem ressecados, quebradiços e fracos. Desta forma, a hidratação e as máscaras capilares são as melhores opções para que eles fiquem devidamente nutridos e, consequentemente, mais bonitos.

Ilustração de cabelo

Ilustração: Shutterstock

Quer uma receitinha simples e caseira? A máscara a base de banana é altamente nutritiva, ajuda a reconstruir a fibra capilar, promover brilho e maciez. Por conta da fruta, também transmite aos fios as vitaminas B1, B2, B6 e B12, magnésio e cálcio, que ajudam a promover uma hidratação intensa.

Ingredientes:

  • 1 banana madura;
  • 1 colher de chá de mel;
  • 1 colher de sopa de óleo de abacate (ou um pedaço de abacate).

Modo de preparo:

Bata os ingredientes até que a mistura fique homogênea. Passe o creme no cabelo – do couro às pontas e deixe agir por 20 minutos. Em seguida enxague os fios normalmente.

Óleos 

Além da hidratação, também é recomendável apostar no uso regular de óleos para cabelo. Eles são ideais para diminuir o frizz, hidratar e fortificar os fios, fazendo com que o cabelo fique mais macio, fortalecido e brilhoso. É possível encontrar de diversas marcas e modelos fazendo uma pesquisa rápida na internet.

Adeus secador

Para quem possui o cabelo tingido em casa, uma sugestão é evitar ao máximo secadores, chapinhas e babyliss, já que esse trio agride consideravelmente as madeixas quando combinados com os danos causados pela coloração. Caso o uso seja inevitável, é sempre importante aplicar protetores térmicos para tentar reparar um pouco a situação.

Utilize sempre a mesma marca de tintura

A não ser que você realmente se depare com algum problema causado pela tinta, o ideal mesmo é sempre utilizar a mesma marca para fazer os próximos reparos. Mudar o fabricante pode acabar causando um resultado inesperado pela mistura das químicas e dos tons. Além disso, vale ressaltar que é extremamente importante seguir as instruções presentes na embalagem para realizar o processo de aplicação.

Fuja do Sol

Uma dica essencial para fazer com que a cor dure mais tempo nos fios e demore para desbotar  é fugir da exposição solar direta nos fios por muito tempo. Outro ponto importante é investir em produtos específicos para cabelos coloridos que contenham filtro solar capilar.

Leia também: