Cabelo crespo: cuidados e cortes ideais

Quem tem cabelo crespo ou afro sabe as dificuldades para manter os fios domados, por isso é importante investir no corte e em cuidados diários

Mulher negra penteando o seu cabelo crespo
Por Bruna Giorgi - 28/09/2016

FOTO: iStock.com

Quem tem cabelo crespo ou afro sabe exatamente as dificuldades para manter os fios domados. É frizz que não dá sossego, pontas ressecadas, volume em excesso… Mas o motivo de tudo isso acontecer tem explicação. E melhor ainda: você encontra a solução com uma boa hidratação, um corte bacana e cuidados diários simples e eficazes.

Mulher negra penteando o seu cabelo crespo

FOTO: iStock

Cuidados básicos para cabelo crespo

  • Hidratações periódicas com bons produtos, em casa e no salão, são indispensáveis para equilibrar a falta de proteção natural.
  • Não lave os fios com água quente, para não ressecá-los ainda mais. É importante enxaguar bem e não deixar resíduos de máscaras, shampoo e condicionador.
  • Evite o uso excessivo de secador e chapinha e não se esqueça de sempre usar um protetor térmico.
  • Secador com difusor (na posição de chuveiro) seca os fios sem deixá-los volumosos. Nunca deixe o cabelo secar ao vento.
  • Cuidado na hora de pentear o cabelo crespo para não arrebentar os fios. Use pentes com dentes largos.
  • Para finalizar, utilize creme para pentear, mousse, reparador de pontas ou leave-in modelador, amassando os fios para definir os cachos e reduzir o volume.
  • Para controlar os indesejáveis fiozinhos arrepiados, leave-in antifrizz, finalizador com silicone, cera ou pomada são ideais.
Mulher negra de cabelo crespo e óculos vermelho

FOTO: iStock

Corte ideal para cabelo crespo

“O cabelo crespo é denso. Por isso, é necessário um corte assimétrico, para dar forma, e fios repicados, para suavizar o look. Linhas muito simétricas causam um efeito artificial e sem movimento”, recomenda a hairstylist Rosana Leite. Em relação ao comprimento, o cabelo fica menos volumoso quanto maior forem os fiosOutro detalhe que merece atenção é a franja. Se não quiser ser escrava do secador e da chapinha, é bom não deixá-la muito curta. O ideal é que os fios sejam cortados, no máximo, na altura do queixo.

LEIA TAMBÉM

Texto: Aline Alvarenga/Colaboradora | Consultoria: Giuliano Anacleto, hairstylist da Ávora Cosméticos; Rosana Leite, hairstylist