Cabelo com frizz: 10 dicas para acabar com esse problema

Cabelo com frizz é um problema na hora de finalizar as madeixas e é um sinal de danos capilares, que podem ser resolvidos ou amenizados com dicas simples

Mulher loira com cabelos cacheados e sem frizz
FOTO: Shutterstock.com

Cabelo com frizz pode se tornar um problema na hora de finalizar as madeixas. Além disso, é um sinal de que os fios estão ressecados ou sofrendo com danos químicos ou mecânicos. Mas é possível reverter ou amenizar essa situação com dicas e cuidados simples, que podem ser inseridos de forma prática em sua rotina!

 

Mulher loira com cabelos cacheados e sem frizz

FOTO: Shutterstock.com

1- Hidrate com frequência

O tratamento recupera os fios das agressões externas, dá brilho, tira o frizz e as pontas duplas, além de realçar a cor. É importante fazer hidratações no salão, pelo menos, uma vez por mês.

 

VEJA TAMBÉM:

Fios cacheados volumosos são tendência

Cuidados com as madeixas que armam

Dicas para domar o volume e os fios arrepiados

 

2- Lave com água fria ou morna

Lavar os fios com água quente é prejudicial aos cabelos porque estimula a oleosidade na raiz, abrindo espaço para doenças e disfunções do couro cabeludo. Além disso, retira a oleosidade dos fios, deixando-os ressecados, ásperos e opacos, o que pode aumentar o frizz.

 

3- Não esfregue os fios

O correto é envolver a toalha sobre os cabelos, da raiz às pontas, e apertar levemente, evitando o atrito. Em fios cacheados você pode usar papel-toalha, para não desmanchar os cachos. Com essas atitudes é possível evitar o frizz.

 

4- Cuide do couro cabeludo

“Doenças no couro cabeludo são as maiores causadoras de queda. É necessário sempre observar escamações, excesso de oleosidade e irritações”, ensina Neiva Pena, hairstylist e proprietária do salão Essencial Hair Clinic. Converse com seu cabeleireiro ou procure um dermatologista, sempre que notar alguma anormalidade.

 

Mulher morena usando o cabelo preso

FOTO: Shutterstock.com

5- Nunca prenda o cabelo molhado

“Ele fica elástico e pode quebrar”, explica  a hairstylist Meire Carriel, do Lo Studio Panamby. Além disso, os fios ficam marcados. Mesmo secos, não tracione muito na hora de prender, isso contribui para a quebra.

 

6- Químicas pode causar frizz

Tenha sempre o cuidado de procurar um bom profissional antes de fazer qualquer procedimento químico. Produtos incompatíveis podem danificar a fibra capilar, ocasionando ressecamento e quebra dos fios. “Depois, é importante fazer a manutenção em casa de acordo com o procedimento químico realizado, além de hidratar e reconstruir no salão a cada 15 dias”, orienta a hairstylist Neiva Pena.

 

7- Atenção ao pentear ou escovar os fios

Prefira pentes de madeira e escovas de cerdas naturais, pois os produtos feitos de metal fazem com que os fios fiquem elétricos e volumosos.

 

Mulher cortando o cabelo no salão

FOTO: Shutterstock.com

 8- Mantenha o corte em dia

Sem cuidado, as pontas duplas podem abrir, causando frizz. Para evitar o problema, visite seu cabeleireiro com frequência. “Para manter os cabelos sempre saudáveis é preciso cortar a cada três meses”, sugere a hairstylist Meire Carriel.

 

9- Aprenda a usar secador e cia.

Comece a produção com protetor térmico, para proteger seus fios do calor dos aparelhos. Para evitar frizz, quebra e pontas duplas, mantenha o secador cerca de 10 centímetros longe da raiz – dê preferência para jato frio ou morno – e não passe a chapinha muitas vezes na mesma mecha. Procure não usar os aparelhos diariamente.

 

10- Trate em casa

Na hora de comprar produtos para uso home care, busque de acordo com a necessidade dos seus cabelos. “Xampu e condicionador antiqueda funcionam, mas em casos mais graves o melhor é consultar um especialista. Os óleos ajudam a proteger e evitar o ressecamento, prevenindo o aparecimento de pontas duplas”, destaca Neiva Pena. “O leave-in hidrata e dá emoliência aos fios. Produtos à base de aminoácidos e óleos essenciais ajudam a combater o frizz e pontas duplas”, completa Meire Carriel.

 

Texto: Carol Ferreira/Colaboradora | Consultoria: Meire Carriel, hairstylist do Lo Studio Panamby, de São Paulo; Neiva Pena, hairstylist e proprietária do salão Essencial Hair Clinic, de São Paulo