Beterraba combate a anemia: entenda como ela pode ajudar contra esse problema!

Caracterizada principalmente pela ausência de ferro, a anemia pode ser prevenida por meio da alimentação. Entenda como a beterraba combate anemia!

beterraba
Essa roxinha é rica em propriedades benéficas para o organismo FOTO: shuttersock.com

Para compreender como a beterraba combate a anemia, entenda um pouco mais sobre a doença: fraqueza, falta de ânimo, dificuldade de concentração… Muitas vezes o paciente vai ao médico com estes sintomas e o diagnóstico assusta: anemia. O distúrbio nada mais é do que uma doença do sangue, caracterizado pela dificuldade na produção de hemoglobina, uma substância essencial na formação dos glóbulos vermelhos. “A anemia é uma doença de causas bem variadas. Normalmente, a deficiência de ferro, ácido fólico ou vitamina B12 pode causar diferentes tipos da doença, que é a diminuição do número de hemoglobinas (células vermelhas) e, consequentemente, diminuição da oxigenação das células do corpo, o que é sério”, esclarece a nutricionista Vanessa Franzen Leite.

anemia

A alimentação é a melhor forma de prevenir a anemia  FOTO: shutterstock.com

Quando esses nutrientes essenciais estão em pouca quantidade no organismo, significa que o indivíduo não está ingerindo-os nas quantidades corretas ou que a absorção está prejudicada. Para obter o diagnóstico correto, é necessário fazer um exame laboratorial, além de prestar atenção aos sinais que o próprio corpo oferece: desânimo, fraqueza, pele e mucosas pálidas e, em alguns casos, perda de apetite. Todos os sintomas da anemia podem ser combatidos através da reeducação alimentar. A alimentação é sempre usada, pois ela vai prevenir, corrigir e dar manutenção no tratamento. Por isso, veja como a beterraba combate a anemia!

beterraba

A beterraba combate a anemia mantendo o ferro no organismo FOTO: shutterstock.com

Roxinha do bem

Fonte garantida de saúde, a raiz contém nutrientes que ajudam na prevenção de anemia, porém é pobre em ferro. “A beterraba é uma raiz que possui diversas propriedades importantes para a saúde do organismo. Por exemplo, é rica em vitamina C que atua como antioxidante e melhora a absorção de ferro pelo organismo”, acrescenta a nutricionista Alessandra Coelho. Para obter seus benefícios em maior quantidade, aconselha-se ingeri-la crua. Uma dica é cortá-la em forma de palitos, para servirem como aperitivo. Então se você quer garantir que o seu organismo absorva todo o ferro necessário para o seu corpo, conte com o auxilio desse legume!

Valores nutricionais da beterraba

Cada 100g contêm:

  • Valor energético 49kcal
  • Proteínas 1,9g
  • Carboidratos 11,1mg
  • Cálcio 18mg
  • Fibras 3,4mg
  • Fósforo 19mg
  • Ferro 0,3mg
  • Potássio 375mg
  • Zinco 0,5mg

 

Texto Redação Alto Astral | Consultoria Vanessa Franzen Leite e Alessandra Coelho, nutricionistas

 

Leia também: