Veja como a berinjela atua na perda de peso e livre-se das gordurinhas!

A berinjela tem um grande poder antigordura. Sua casca e a grande quantidade de potássio estimulam o fígado e não deixam que a gordura se acumule!

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Foto: Shutterstock

Uma das principais utilidades da berinjela é auxiliar na perda de peso. Mas não pense que ela faz milagres sozinha. O legume auxilia no emagrecimento quando aliada a uma dieta equilibrada e exercícios físicos, nutrindo o organismo sem acumular calorias excessivas e estimulando o bom funcionamento intestinal. “A berinjela é um alimento de fácil digestão. Possui baixas calorias e é rica em água e fibras. Ela promove saciedade e auxilia na função intestinal”, explica a nutricionista Greice Caroline Baggio.

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Formas de consumo

  • Esqueça a versão frita. Refogadas ou assadas são as maneiras menos calóricas.
  • Também é melhor maneirar nos molhos. Prefira um caseiro de tomates do que creme de leite e queijos.
  • A farinha de berinjela é rica em fibras e muito prática, indo bem em vitaminas, polvilhadas em saladas ou misturada ao feijão, por exemplo.
  • A água da berinjela pode ser consumida meia hora antes do almoço e jantar, ajudando a saciar e hidratar o organismo.
  • Com a água do legume é possível preparar sucos que são bem-vindos em lanches da manhã e da tarde.

Na luta contra as gordurinhas

A fama de ser anti gordura surgiu graças à sua casca e à grande quantidade de potássio, que estimulam a produção da bile, impedindo que os pneuzinhos sejam estocados, principalmente na região abdominal – a famosa barriguinha! “A perda de peso varia de pessoa para pessoa, pois cada organismo responde de uma maneira, por conta de fatores como sexo, idade, doenças e genética. Mas o que influencia mesmo é a força de vontade e o autocontrole. Para eliminar peso você precisa pensar magro! O processo de emagrecimento é uma caminhada lenta que requer muita paciência e determinação”, aconselha a consultora em nutrição Cláudia Moraes

Nutrientes essenciais

A berinjela ainda tem em sua composição nutrientes importantes para a boa forma. É o caso do cálcio. O mineral tem o poder de frear a absorção de gordura vinda dos alimentos, pois bloqueia enzimas envolvidas na formação dos adipócitos, células que armazenam gordura. “Apesar da fama de leite e derivados, o cálcio dos vegetais possui maior biodisponibilidade e são tanto ou mais ricos em cálcio do que o leite”, alerta a nutricionista. Já o potássio estimula a produção da bile, impedindo que a gordura abdominal seja estocada.

 

 

Texto: Larissa Tomazini

Consultoria: Cláudia Moraes, consultora em nutrição; Greice Caroline Baggio, nutricionista

 

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